Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Merkel promete colocar mudança climática no centro da agenda de cúpula do G20

Internacional|

BERLIM (Reuters) - Abordar a questão da mudança climática será uma das tarefas centrais da cúpula do G20 em Hamburgo na próxima semana, disse a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, a parlamentares nesta quinta-feira, em reação à saída dos Estados Unidos do acordo do clima de Paris.

Merkel, que irá presidir o encontro de líderes globais na cidade portuária do norte alemão, disse que o ceticismo do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à mudança climática tornou ainda mais importante que a União Europeia mostre liderança sobre o tema.

"Desde a decisão dos EUA de abandonar o Acordo do Clima de Paris, estamos mais determinados que nunca a torná-lo um sucesso", afirmou. "Precisamos enfrentar este desafio existencial, e não podemos esperar até que a última pessoa na Terra esteja convencida da prova científica".

Merkel disse que, ao presidir a cúpula, irá procurar direcionar as conversas de maneira que elas ampliem as metas do acordo parisiense, mas reconheceu que as diferenças com os norte-americanos significam que as discussões não serão fáceis.

Publicidade

A chanceler disse que o fórum, que se reúne entre 7 e 8 de julho, também irá debater abordagens em comum sobre o comércio, outra área na qual os instintos protecionistas da gestão Trump se chocam com os da UE.

"Qualquer um que acredite que os problemas do mundo podem ser resolvidos com isolacionismo e protecionismo age influenciado por um grande erro", disse Merkel.

Publicidade

Longe de estar enfraquecido pela decisão do Reino Unido de deixar a UE, o bloco irá permanecer unido, acrescentou, prometendo um empenho renovado com o presidente da França, Emmanuel Macron, para aprofundar a cooperação dentro do bloco e na zona do euro.

(Por Thomas Escritt)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.