Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Merkel se articula com líderes e pede que Putin atue na Ucrânia

Segundo a chanceler alemã, a situação no leste da Ucrânia é intolerável

Internacional|

A chanceler alemã, Angela Merkel, multiplicou neste domingo os contatos diante da crise da Ucrânia
A chanceler alemã, Angela Merkel, multiplicou neste domingo os contatos diante da crise da Ucrânia A chanceler alemã, Angela Merkel, multiplicou neste domingo os contatos diante da crise da Ucrânia

A chanceler alemã, Angela Merkel, multiplicou neste domingo os contatos diante da crise da Ucrânia e exigiu de novo que o presidente russo, Vladimir Putin, pressione os separatistas pró-russos para iniciar uma investigação internacional do acidente do avião malaio e iniciar o diálogo com Kiev.

Segundo um comunicado emitido pelo governo alemão, Merkel teve conversas telefônicas com Putin; com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron; com o presidente francês, François Hollande; os primeiros-ministros da Austrália, Tony Abbott; da Holanda, Mark Rutte, e da Finlândia, Alexander Stubb; assim como com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

O eixo de todas estas conversas, destacou a chancelaria alemã, foi a "intolerável situação" que o leste da Ucrânia vive desde o acidente do avião de passageiros da Malaysia Airlines, que no último dia 17 caiu com 298 pessoas a bordo após ser atingido por um míssil que teria sido lançado pelos separatistas e pelo "terrível tratamento" que eles estão dando as vítimas.

Equipe de aviação da ONU não consegue chegar ao local de desastre aéreo na Ucrânia

Publicidade

Mais de 200 corpos de passageiros de avião malaio são resgatados

EUA detectaram lançamento de míssil na Ucrânia no dia da queda do avião da Malásia, diz John Kerry

Publicidade

"Todos os interlocutores concordaram com a necessidade de se garantir com urgência o acesso sem limitações à região de uma comissão internacional independente", reforçou o governo alemão.

Merkel pediu mais uma vez que o presidente russo exerça sua influência nas milícias separatistas que controlam regiões do leste da Ucrânia.

O objetivo deve ser, explica Berlim, realizar "o mais rápido possível" um encontro direto entre os separatistas e o denominado grupo de contato, composto por representantes da Ucrânia, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.