Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

México: presidente eleito anuncia corte de 60% em seu próprio salário

López Obrador apresentou lista de medidas para a austeridade republicana e o combate à corrupção. Tráfico de influência será considerado delito grave

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7

Obrador anunciou medidas de combate à corrupção
Obrador anunciou medidas de combate à corrupção Obrador anunciou medidas de combate à corrupção

O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou neste fim de semana que deve ganhar 108 mil pesos mexicanos (aproximadamente R$ 22 mil) por mês enquanto estiver no cargo.

Nas estimativas de López Obrador, a quantia é equivalente a 40% do salário do atual presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, que receberia 270 mil pesos (cerca de R$ 54,8 mil) mensais. As informações são do jornal mexicano Excelsior.

A declaração de López Obrador se deu em uma conferência de imprensa em que o presidente eleito apresentou seus "50 alinhamentos para a austeridade republicana e o combate à corrupção" — plano de propostas que deve pautar seus quatro anos de governo.

O líder afirmou que a intenção é "romper com os moldes de como se fazia a política tradicional".

Publicidade

Leia também

Entre as medidas, o futuro presidente afirmou que não haverá a compra de novos veículos oficiais e nem equipamentos de computação em seu primeiro ano de gestão. Cada secretaria do governo também não contará com mais de cinco asssessores.

López Obrador ainda anunciou a reforma das leis de corrupção, segundo as quais serão considerados graves os delitos como tráfico de influência, associação entre funcionários públicos e particulares, o roubo de combustíveis e a fraude em qualquer uma de suas modalidades.

Publicidade

Um projeto de reforma legislativa será enviado à Câmara dos Deputados para que nenhum funcionário público dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ganhe mais do que o presidente da República.

López Obrador venceu as eleições presidenciais no último mês com promessas de combate à corrupção e diminuição dos gastos públicos. Ele deve assumir a presidência em 1º de dezembro de 2018.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.