Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Milhares de catalães pedem eleições antecipadas em protesto em Barcelona

Os cartazes dizem "agora é a hora" e "estamos prontos"

Internacional|

Milhares de pessoas protestam no centro de Barcelona
Milhares de pessoas protestam no centro de Barcelona Milhares de pessoas protestam no centro de Barcelona

Dezenas de milhares de catalães lotaram o centro de Barcelona neste domingo (19) pedindo eleições regionais antecipadas depois que os planos para realizar um referendo em 9 de novembro sobre a independência terem sido declarados ilegais pelo governo central.

Pessoas de camisetas amarelas carregavam a bandeira da independência catalã e cartazes dizendo: "Agora é a hora" e "Estamos prontos".

Alguns membros do movimento separatista querem que o líder da Catalunha, Artur Mas, convoque eleições regionais antecipadas, uma medida que pode beneficiar o partido de independência mais radical, o ERC, um parceiro de coligação do partido CiU, de Mas.

Catalunha desiste de referendo sobre independência da Espanha, mas fará 'consulta'

Publicidade

Governo da Catalunha pede à Justiça fim da suspensão do referendo

"Presidente, convoque eleições, queremos votar nos próximos três meses. Queremos começar a primavera de 2015 com um novo Parlamento", disse Carme Forcadell, chefe da Assembleia Nacional Catalã pró-independência, à multidão. Mais de 100 mil pessoas participaram da manifestação, de acordo com relatos da mídia.

Publicidade

Artur Mas disse na terça-feira que tinha abandonado os planos para realizar um referendo sobre a independência da Espanha, mas que irá realizar uma "consulta aos cidadãos" com cédulas e urnas que, segundo ele, estaria dentro da lei.

O governo espanhol, no mês passado, pediu ao Tribunal Constitucional para declarar ilegal o referendo previsto para 9 de novembro, alegando que violaria a Constituição. O tribunal suspendeu a votação até que se pronuncie sobre o caso, o que pode levar anos.

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.