Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moscou vai abrir corredores humanitários diários da Ucrânia para a Rússia

Segundo autoridades russas, passagens serão abertas todos os dias às 10h; outros caminhos poderão ser negociados com Kiev

Internacional|

Ucrânia quer criar corredores humanitários para países a oeste da fronteira
Ucrânia quer criar corredores humanitários para países a oeste da fronteira Ucrânia quer criar corredores humanitários para países a oeste da fronteira

A Rússia destacou nesta quinta-feira (10) que vai abrir corredores humanitários diários para permitir que os ucranianos que fogem dos combates cheguem a seu território, enquanto Kiev pede corredores que permitam a evacuação de civis dentro da Ucrânia.

"Anunciamos oficialmente que os corredores humanitários para a Federação Russa agora serão abertos unilateralmente, sem coordenação, todos os dias a partir das 10h", declarou Mikhail Mizintsev, alto funcionário do Ministério da Defesa da Rússia.

Os corredores que forem "em outras direções serão negociados com a parte ucraniana", acrescentou.

"Garantimos total segurança nos territórios controlados pelas Forças Armadas russas", prosseguiu Mizintsev, pedindo ao CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e às Nações Unidas que "trabalhem no terreno com as autoridades ucranianas para informar a população sobre esta iniciativa".

Publicidade

Mizintsev informou que Moscou já tinha evacuado "mais de 187 mil pessoas" para a Rússia, um número que não pode ser verificado de forma independente. Muitos civis estão presos em cidades sitiadas pelo Exército russo na Ucrânia, frequentemente obrigados a se esconder em porões para se proteger dos bombardeios.

Três rodadas recentes de diálogos entre negociadores russos e ucranianos tiveram como resultado várias declarações de cessar-fogo locais e de abertura de corredores humanitários para a evacuação de civis das cidades cercadas.

Publicidade

Porém, tanto russos quanto ucranianos têm se acusado reiteradamente de violar esses acordos.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/moscou-vai-abrir-corredores-humanitarios-diarios-da-ucrania-para-a-russia-06072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.