Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Muitos prisioneiros de guerra ucranianos e russos são torturados, alerta ONU

Maus-tratos incluiriam até o uso de choques elétricos, segundo Matilda Bogner, da Missão de Direitos Humanos na Ucrânia

Internacional|

Rússia e Ucrânia são signatários da Terceira Convenção de Genebra
Rússia e Ucrânia são signatários da Terceira Convenção de Genebra Rússia e Ucrânia são signatários da Terceira Convenção de Genebra

Muitos prisioneiros de guerra capturados pelas forças russas e ucranianas no conflito na Ucrânia são submetidos a tortura e maus-tratos, incluindo choques elétricos, alertou a ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça-feira (15). 

"A proibição de tortura e maus-tratos é absoluta, mesmo, sobretudo, em períodos de conflito armado", disse a chefe da Missão de Monitoramento de Direitos Humanos na Ucrânia, Matilda Bogner, durante uma videoconferência em Kiev. 

A responsável lembrou que ambos os países são signatários da Terceira Convenção de Genebra, que estabelece o tratamento dos prisioneiros de guerra.

Nos últimos meses, a missão entrevistou 159 prisioneiros de guerra (139 homens e 20 mulheres) detidos pela Rússia e seus grupos armados afiliados, e 175 prisioneiros de guerra (todos homens) detidos pela Ucrânia. 

Publicidade

Embora a ONU tenha acesso a instalações de internação de prisioneiros de guerra controladas pelo governo ucraniano, ainda não recebeu acesso confidencial aos prisioneiros de guerra internados pela Rússia e seus grupos armados afiliados. 

A ONU também recebeu "denúncias críveis" de execuções sumárias de prisioneiros de guerra russos capturados por forças ucranianas e vários casos de tortura e maus-tratos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.