Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulheres bielorrussas na linha de frente dos protestos por mudanças

Longe da política por décadas, as mulheres são agora uma das vozes cantoras nas mobilizações de oposição na Bielorrússia 

Internacional|Da EFE

Mulheres protestam na Belarus contra resultados das eleições presidenciais
Mulheres protestam na Belarus contra resultados das eleições presidenciais Mulheres protestam na Belarus contra resultados das eleições presidenciais

As mulheres bielorrussas, antes uma das bases eleitorais do presidente Alexandr Lukashenko, tornaram-se os porta-estandartes dos protestos em curso nesta ex-república soviética, após as eleições presidenciais serem questionadas no país.

Leia mais: Líderes da UE não reconhecem resultados das eleições de Belarus

"Não podemos ficar indiferentes ao que está acontecendo agora. Aquele que era presidente subiu ao trono e não quer ir embora. Mas está lá ilegalmente", disse a aposentada Natalia à Efe nesta quinta-feira durante um "protesto feminino" em Minsk no qual cerca de 150 mulheres participaram.

O despertar das mulheres

Longe da política por décadas, as mulheres são agora uma das vozes cantoras nas mobilizações de oposição na Bielorrússia e estão determinadas a continuar a manifestar até "Lukashenko ser derrubado".

Publicidade

“Quanto tempo você consegue ficar dormindo? Nas eleições anteriores muita gente não entendia o que estava acontecendo e não acreditava, mas nessas eleições os observadores independentes viram com os próprios olhos o que estava acontecendo nas escolas”, diz Natalia, que Ela também atuou como observadora nas eleições presidenciais de 2015.

Natalia mal consegue conter as lágrimas ao fazer essas declarações com as mãos algemadas por uma fita branca, como o resto das mulheres que hoje formam uma "corrente de solidariedade" com os manifestantes antigovernamentais.

Publicidade

Apesar das atitudes machistas recorrentes de Lukashenko, que chegou a afirmar que as mulheres são apenas um "ornamento" na vida dos homens, as mulheres eram eleitoras benevolentes do "eterno" presidente bielorrusso desde que ele assumiu o poder em 1994.

Mas neste verão Lukashenko perdeu o apoio de muitas mulheres, que começaram a tomar as ruas alguns dias depois das eleições de 9 de agosto para protestar contra a violência policial durante os primeiros dias de protestos e exigir eleições livres.

Publicidade

As mobilizações femininas, que num primeiro momento tiveram um caráter específico e minoritário, tornaram-se ao longo dos dias um dos principais símbolos dos protestos bielorrussos em favor de uma mudança democrática nesta ex-república soviética.

"Queremos um país onde as mulheres sejam respeitadas e não rotuladas como ovelhas", disse Ksenia, 27, aludindo às recentes declarações de Lukashenko sobre os participantes dos protestos antigovernamentais.

Três mulheres que deram exemplo

As primeiras a dar o exemplo aos bielorrussos foram três mulheres: Svetlana Tijanóvskaya, Verónika Tsepkalo e María Kolésnikova.

Os três uniram forças em torno da candidatura de Tijanóvskaya, que da noite para o dia se tornou o porta-estandarte da oposição bielorrussa para desafiar Lukasheko nas eleições de 9 de agosto.

A estratégia, improvisada rapidamente após a prisão do marido de Tijanóvskaya e candidato inicial ao cargo de chefe de Estado, acabou sendo um sucesso, já que o líder da oposição conseguiu reunir as maiores manifestações da história recente da Bielorrússia e afirma ter vencido o eleições com um resultado muito superior ao de Lukashenko.

Manifestantes foram às ruas contra resultado das eleições presidenciais
Manifestantes foram às ruas contra resultado das eleições presidenciais Manifestantes foram às ruas contra resultado das eleições presidenciais

Apoio feminino

Até recentemente, as mulheres constituíam um dos pilares da Bielorrússia de Lukashenko. Durante as eleições de 2015, de acordo com pesquisas, 63% dos eleitores do líder bielorrusso eram exatamente mulheres.

Eles não abandonaram o presidente mesmo durante a crise econômica no país que começou a afundar a popularidade de Lukashenko na última década.

O fim do presidente

Mas a gestão desastrosa da pandemia do coronavírus foi um dos gatilhos para o descontentamento das mulheres na Bielo-Rússia, que deixaram de ver o Estado como uma instituição que garante a sua segurança, segundo especialistas.

A atitude do presidente, que inicialmente minimizou a ameaça da doença e seus efeitos na saúde coletiva, fez com que muitos deixassem de associar Lukashenko à imagem de um "Batka" (Pai), que o presidente havia esculpido para si durante longos anos, aos quais se juntaram as acusações policiais contra manifestantes pacíficos nos primeiros dias de protesto após as eleições presidenciais.

Muitas mulheres reagiram à violência policial com longas correntes humanas em Minsk para exigir o fim da repressão e a libertação imediata dos detidos.

A poetisa e tradutora de 31 anos Anna é uma das mulheres envolvidas nos "protestos femininos" desde o primeiro dia.

A jovem confessa à Efe que sua paciência se esgotou quando uma de suas colegas de quarto foi presa nas manifestações pacíficas que se seguiram às eleições.

Anna diz que o formato das "correntes humanas" das mulheres acabou sendo uma boa ideia no início, mas agora, possivelmente, devemos encontrar outras formas de protestar, porque sair às ruas com flores nas mãos não faz muito sentido quando as forças de A segurança continua a usar violência contra alguns manifestantes.

María, dona de uma pequena escola de inglês em Minsk, concorda com ela e defende uma mudança no formato das mobilizações femininas para que "abranjam mais pessoas".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.