Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mundo fica mais perigoso com Rússia suspendendo tratado nuclear, diz secretário da Otan

Vladimir Putin anunciou suspensão do acordo após Joe Biden visitar Ucrânia

Internacional|Do R7, com Reuters

Acordo entre americanos e russos prevê redução de 30% em armamentos nucleares.
Acordo entre americanos e russos prevê redução de 30% em armamentos nucleares. Acordo entre americanos e russos prevê redução de 30% em armamentos nucleares.

O secretário-geral da Otan (Organização para o Tratado do Atlântico Norte) — aliança militar firmada com os países mais desenvolvidos do Ocidente —, Jens Stoltenberg, disse que a decisão da Rússia de suspender a participação no mais recente tratado bilateral de controle de armas nucleares Start tornou o mundo um lugar mais perigoso.

Ele também pediu que Moscou reconsidere a medida. A declaração foi feita nesta terça-feira (21), em coletiva de imprensa realizada na sede da Otan, na Bélgica.

A fala vem após presidente russo, Vladimir Putin, alertar ao Ocidente sobre a guerra na Ucrânia e anunciar sua decisão sobre o tratado Start. A decisão veio após o homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden, visitar Kiev e se encontrar com o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky, às vésperas do conflito no leste europeu completar um ano.

O tratado entre Moscou e Washington, assinado em 2010, limita o número de ogivas atômicas que as duas maiores potências nucleares do mundo podem usar e deve expirar em 2026.

Publicidade

"Mais armas nucleares e menos controle de armas tornam o mundo mais perigoso", disse Stoltenberg, ao lado do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e do chefe de política externa da UE, Josep Borrell, a repórteres.

Respondendo às acusações de Putin de que o Ocidente estava tentando destruir a Rússia, Stoltenberg disse que Moscou foi o agressor na Ucrânia, onde lançou uma invasão há quase um ano.

Publicidade

Leia também

Foi o presidente Putin quem iniciou esta guerra imperial de conquista. Como Putin deixou claro hoje%2C ele está se preparando para mais guerra. Putin não deve vencer. Seria perigoso para nossa própria segurança e para o mundo inteiro.

(Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan)

"Lamento a decisão da Rússia de suspender a sua participação no programa New Start", completou ele.

Em Atenas, na terça-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que a decisão da Rússia foi irresponsável e que os Estados Unidos observariam cuidadosamente para ver o que Moscou realmente faria.

Bombeitos buscam vítimas de helicóptero que caiu sobre jardim de infância na Ucrânia; veja fotos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.