Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Na 1ª reunião em dois anos, Coreias preparam detalhes para encontro histórico desta semana

Encontro histórico de ministros deve acontecer na próxima quarta-feira

Internacional|

Coreia do Norte e do Sul preparam encontro histórico de ministros na próxima quarta-feira
Coreia do Norte e do Sul preparam encontro histórico de ministros na próxima quarta-feira Coreia do Norte e do Sul preparam encontro histórico de ministros na próxima quarta-feira (Uncredited/ASSOCIATED PRESS)

Coreia do Sul e Coreia do Norte conseguiram aproximar posições durante a primeira sessão da reunião preliminar realizada neste domingo (9), o primeiro contato bilateral tête-à-tête em dois anos, destinado a preparar um histórico encontro de ministros na próxima quarta-feira.

"As duas partes mantêm a vontade de realizar a reunião de ministros", declarou um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, sugerindo portanto que as negociações estão indo bem, porém não revelando detalhes sobre os avanços conseguidos.

Brasil quer Coreia do Norte “menos acuada”, diz Itamaraty

O porta-voz explicou que os representantes de Norte e Sul debateram por enquanto o protocolo, a localização, a ordem do dia e o tamanho das delegações que estarão no próximo encontro ministerial, que previsivelmente vai acontecer na quarta-feira, em Seul.

Publicidade

Mostrando as cartas da Coreia do Norte

Todos os detalhes sobre este próximo encontro serão fechados esta tarde, durante a segunda e última sessão da reunião preliminar de hoje, segundo o porta-voz da Unificação.

Se finalmente acontecer, a reunião será histórica, já que o último encontro a esse nível entre Norte e Sul data de 2007 e nos últimos anos as relações entre ambos os vizinhos foram marcadas pela tensão e por constantes desencontros. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.