Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Não tenho nada a esconder', diz Sean Penn sobre El Chapo

Ator norte-americano entrevistou o traficante no ano passado

Internacional|Da Ansa

Ator norte-americano Sean Penn e o traficante "El Chapo"
Ator norte-americano Sean Penn e o traficante "El Chapo" Ator norte-americano Sean Penn e o traficante "El Chapo"

O ator norte-americano Sean Penn disse que "não tem nada a esconder" sobre seu encontro com o narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera, ex-líder do Cartel de Sinaloa, com o qual se reuniu secretamente para uma entrevista.

A declaração de Penn veio após polêmicas sobre a entrevista, que ocorreu em 2 de outubro de 2015, quando "El Chapo" estava foragido da polícia mexicana. O traficante tinha conseguido fugir de uma prisão de segurança máxima em julho de 2015, cavando um túnel de 1,5 km.

A surpreendente entrevista dado por "El Chapo" a Sean Penn

Ele foi capturado na semana passada por homens da Marinha Militar do México em Los Mochis, no estado de Sinaloa. A imprensa chegou a publicar que Sean Penn poderia ser alvo de uma investigação devido ao seu encontro secreto com o traficante.

Publicidade

No entanto, a própria polícia mexicana disse que sabia da reunião do ator com "El Chapo" e que o encontro teria ajudado a capturá-lo.

— No momento em que cheguei ao México, tornei-me suspeito de tudo.

Publicidade

O ator contou que precisou usar telefones descartáveis, endereços de e-mail anônimos e mensagens criptografadas para se comunicar com "El Chapo". Durante a entrevista, o traficante disse ao ator norte-americano que era a pessoa que mais "vendia heroína, metanfetamina, cocaína e maconha no mundo".

— Tenho uma frota de submarinos, aviões, caminhões e barcos.

Publicidade

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse nesta segunda-feira (11) que a captura de El Chapo foi de "alta prioridade" tanto para o México quanto para os Estados Unidos. As autoridades mexicanas já deram início ao processo de extradição do traficante.

Em contrapartida, o advogado do traficante, Juan Pablo Badillo, informou que a defesa depositou seis moções para anular todos os pedidos de extradição ao país vizinho — onde enfrenta, ao menos, seis processos por tráfico de drogas aos EUA.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.