Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nepal e grupos de ajuda trocam acusações por confusão em apoio a vítimas

Internacional|

Por Frank Jack Daniel e Krista Mahr

KATMANDU/NOVA DÉLHI (Reuters) - O Nepal e alguns grupos internacionais de ajuda estão se desentendendo a respeito do gerenciamento do socorro que chega ao país em reação ao terremoto devastador do mês passado, e cada lado culpa o outro pela confusão e pelos atrasos na distribuição de ajuda às vítimas.

As iniciativas de ajuda têm demorado a alcançar muitas pessoas afetadas pelo pior desastre no Nepal em mais de 80 anos, o que significa um número desconhecido de pessoas isoladas, feridas e famintas durante dias.

O tremor de magnitude 7,8 ocorrido 10 dias atrás matou mais de 7.500 pessoas e deixou centenas de milhares desabrigadas.

Publicidade

Inicialmente os materiais de ajuda até se empilharam no aeroporto enquanto as autoridades alfandegárias nepalesas verificavam cada caixa para que bens comerciais não passassem despercebidos.

Funcionários governamentais de alto escalão disseram que essas triagens são necessárias, porque não se sabe o que está chegando ao país.

Publicidade

Há suprimentos de que o Nepal não necessita, e muitos assistentes humanitários chegaram sem documentos adequados para entrar no Nepal, complicando os esforços para encaminhar o auxílio, segundo as autoridades.

“Muitos doadores estão enviando materiais de socorro sem sequer nos consultarem sobre o que precisamos”, afirmou Laxmi Prasad Dhakal, funcionário do Ministério de Assuntos Internos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.