Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nicarágua aprova projeto de lei que criminaliza notícia falsa

A parlamentar de oposição Azucena Castillo afirmou que lei viola a liberdade de expressão dos cidadãos, da mídia e das redes sociais

Internacional|Do R7, com Reuters

Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega em evento comemorando os 39 anos da revolução
Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega em evento comemorando os 39 anos da revolução Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega em evento comemorando os 39 anos da revolução

O Congresso da Nicarágua aprovou por maioria esmagadora, nesta terça-feira (27), um projeto de lei que criminaliza a veiculação de notícias falsas, com pena de até 4 anos de prisão. Críticos do governo afirmam que se trata de uma lei da mordaça.

De acordo com a chamada lei de crimes cibernéticos, penas de prisão de até 4 anos podem ser aplicadas a qualquer pessoa considerada culpada de publicar notícias falsas nas redes sociais ou em veículos de notícias.

Quem revelar informações "não autorizadas" pelo governo pode ser condenado de 4 a 6 anos de prisão, enquanto aqueles que acessarem ou divulgarem informações que coloquem em risco a segurança nacional podem ser condenados a penas de até 8 anos de prisão.

Apoiadores de Ortega no Congresso disseram que a lei vai regular crimes cibernéticos, sexuais e financeiros, bem como a divulgação de informações falsas. Eles argumentaram que a liberdade de expressão já está regulamentada pela Constituição da Nicarágua. Ortega, cujos apoiadores defendem a lei, deve sancioná-la.

Publicidade

Maioria no Parlamento

A medida, aprovada por 70 dos 91 parlamentares presentes na sessão do Congresso, gerou críticas de ativistas da oposição e organizações de mídia de que vai criminalizar o jornalismo.

"Esta lei viola a liberdade de expressão dos cidadãos, da mídia e das redes sociais. ... Esta lei está buscando bodes expiatórios na oposição e na mídia não controlada pelo governo", disse a parlamentar de oposição Azucena Castillo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.