Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nicolás Maduro mantém ministros do governo Chávez

Presidente venezuelano cita "desejo do comandante Chávez" para manter ministros

Internacional|

Nicolás Maduro confirmou Diego Molero na pasta da Defesa
Nicolás Maduro confirmou Diego Molero na pasta da Defesa Nicolás Maduro confirmou Diego Molero na pasta da Defesa (LUIS ACOSTA/AFP)

O presidente venezuelano Nicolás Maduro ratificou os ministros mais importantes do falecido Hugo Chávez, entre eles os titulares das Relações Exteriores, Petróleo, Defesa e Informação, ao anunciar no domingo (21) a equipe de governo.

Maduro ratificou "em primeiro lugar e como desejo do comandante Chávez" o nome de Jorge Arreaza, genro do falecido presidente, na vice-Presidência.

Ele chamou Arreaza de "humilde, trabalhador e capacitado".

Conheça o presidente eleito Nicolás Maduro, sucessor e herdeiro de Chávez na Venezuela

Publicidade

No ministério das Relações Exteriores "continua nosso querido irmão e respeitado chanceler Elías Jaua", ex-vice-presidente e ex-ministro da Agricultura, disse Maduro, que tomou posse na sexta-feira (19) em meio a questionamentos da oposição sobre as eleições da semana passada.

Maduro também confirmou Rafael Ramírez como ministro de Petróleo e Mineração, além de Diego Molero na pasta da Defesa e Ernesto Villegas como ministro da Comunicação e Informação.

Publicidade

O presidente informou ainda que o antigo ministério do Planejamento e Finanças será dividido em dois: Jorge Giordani será o ministro do Planejamento e Nelson Marentes, atual presidente do Banco Central, será o ministro das Finanças.

O ministério do Interior será comandado pelo general Miguel Rodríguez Torres, enquanto o destituído Néstor Reverol deve elaborar um plano de luta contra o narcotráfico, segundo o presidente.

Publicidade

Maduro repetiu que este será um "governo da rua".

No campo diplomático, a secretaria de Estado adjunta para América Latina dos Estados Unidos, Roberta Jacobson, pediu uma recontagem dos votos na Venezuela para que levar "confiança" e "resolver a divisão" no país, em entrevista ao canal CNN em espanhol.

Jacobson disse que "metade dos venezuelanos não confia no resultado" das eleições de 14 de abril.

Maduro venceu o opositor Henrique Capriles por apenas 1,8% dos votos.

"Isto não significa que exista algo suspeito, mas seria melhor se existisse um processo no qual todos pudessem ter confiança nos resultados", disse.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Maduro presidente eleito um dia depois da votação. Capriles, que pediu uma recontagem de todos os votos, não reconheceu o resultado.

O CNE anunciou na quinta-feira que fará uma auditoria de 46% das urnas.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.