Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No Rio, Catar propõe intercâmbio cultural com Brasil

País do Oriente Médio quer ouvir sugestões para ano cultural em 2014

Internacional|Do R7

Representantes do governo do Catar desembarcam no Rio de Janeiro nas próximas segunda (24) e terça (25) para promover uma troca de ideias e conhecimentos sobre esse país do Oriente Médio e o Brasil.

A proposta do Programa Cultural de Diplomacia do Catar, que acontece no Forte de Copacabana, na zona sul do Rio, é celebrar o Omsiya. Na cultura árabe, Omsiya significa a noite em que amigos e familiares se reúnem para compartilhar notícias, poesia, comida, música e conhecimento. Neste contexto, a ideia é a promoção de um intercâmbio de culturas.

O Qatar Museums Authority (Autoridade de Museus do Catar, na tradução do inglês), órgão que organiza o programa, também quer ouvir sugestões para o próximo ano cultural a ser organizado pelo órgão em 2014. Por trás da iniciativa, está a formação de novas parcerias em educação, esportes, indústria criativa e ciências e o respeito a diferentes culturas.

O Museu de Arte Islâmica, inaugurado em 2008, e o Mathaf: Arab Museum of Modern Art (Museu de Arte Moderna do Catar) estão entre os principais projetos dessa organização do governo do Catar.

Publicidade

O Omsiya acontece no CAM (Centro Aberto de Mídia), montado pelo governo federal para auxiliar profissionais de imprensa do Brasil e do exterior durante a Copa da Confederações. Só terá acesso ao evento quem for credenciado.

A iniciativa é parte de programa diplomático promovido pelo Qatar Museums Authority que, em 2012, realizou o ano Catar-Japão e, neste ano, comemora o intercâmbio cultural entre Catar e Reino Unido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.