Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nos EUA, quase metade acha aceitável espionagem do governo dentro de limites

Internacional|

WASHINGTON, 11 Jun (Reuters) - Quase metade dos norte-americanos considera aceitável a vigilância de cidadãos pelo governo dentro de certos limites, segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira, que também mostrou uma preocupação generalizada com métodos de espionagem revelados na semana passada.

A pesquisa, realizada entre sexta e terça-feira, mostrou que pouca gente ficou totalmente impassível diante da revelação de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) monitorou ligações telefônicas e comunicações via Internet de milhões de cidadãos.

Mais de um terço dos entrevistados disse considerar essa atividade completamente inaceitável. Outros buscaram um meio-termo, dizendo que o governo precisa equilibrar a segurança nacional com a privacidade pessoal e explicar por que essa atividade era necessária.

"Prefiro acreditar que tudo o que estão fazendo é do interesse nacional", disse o garçom Stephen Johansson, de 25 anos. "Mas acho que deve ser algo que tem de ser explicado, em vez de apenas feito."

Continua após a publicidade

A pesquisa foi conduzida pela Internet com 835 norte-americanos e tem um intervalo de credibilidade de 3,9 pontos percentuais, para mais ou menos.

Cerca de 35 por cento dos entrevistados disseram que a coleta de registros telefônicas seria aceitável apenas sob circunstâncias limitadas, enquanto que outros 13 por cento afirmaram que isso seria aceitável na maioria das circunstâncias.

Continua após a publicidade

Quarenta e sete por cento disseram que preferem que a NSA não colete seus registros telefônicos, mas achariam aceitável se a agência apresentasse uma boa razão para fazê-lo. Uma proporção similar, 44 por cento, também se manifestou desta mesma forma sobre a Internet.

Já cerca de 37 por cento disseram que não haveria nenhuma razão aceitável para a NSA espionar os seus registros de ligações telefônicas. Em relação à atividade na Internet, essa proporção subiu para 44 por cento.

(Reportagem de Andy Sullivan)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.