R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

Arte/R7
publicado em 11/03/2010 às 17h44:

Após a posse, presidente do Chile vai
a cidade afetada por novo terremoto

Sebástian Piñera tomou posse logo após terremoto de 6,9 graus na escala Richter

Do R7
O recém-empossado presidente do Chile, Sebástian Piñera, visitou na tarde desta quinta-feira a cidade de Rancagua, ao sul da capital, Santiago, na região atingida por um terremoto de 6,9 graus na escala Richter registrado pouco antes da cerimônia de posse, realizada na cidade de Valparaíso, a 128 km do epicentro do tremor. Piñera confirmou a decretação de “zona de catástrofe” e disse que medidas de segurança ainda estão sendo analisadas. Não há informações sobre vítimas.
 
– Quero fazer um chamado à tranquilidade a todos os cidadãos, esta é uma medida preventiva, não se decretou toque de recolher, se as circunstâncias fizerem necessário o toque de recolher, vamos adotar essas decisões, disse o presidente, que viajou de helicóptero após cancelar um almoço com autoridades e convidados estrangeiros.
 
O presidente confirmou que o alerta de tsunami anunciado após o tremor desta quinta-feira foi suspenso em todo o Chile, menos na Ilha de Páscoa, a 2.500 km da costa chilena. Ele também informou que o tremor provocou danos na Rota 5, a principal rodovia do país, que serão avaliados pela Secretaria de Obras.

 

As autoridades locais desmentiram informações da imprensa chilena sobre a queda de uma passarela na rodovia, ao sul de Santiago, mas confirmaram que a estrutura sofreu danos.

A visita de Piñera está sendo apresentada pelo novo governo como demonstração de iniciativa do presidente, em uma aparente comparação com a antecessora.

- Vamos ter um presidente em campo, com decisões rápidas, um governo com senso de emergência, disse a porta-voz do governo, Ena Von Baer

Apesar de ter feito declarações conciliadoras, Piñera criticou a antecessora, Michelle Bachelet, antes de tomar posse, por não ter agido de forma rápida no envio de militares às zonas afetadas, que tiveram episódios de violência e saques após o tremor do dia 27. 


Durante a visita a Rancagua, Piñera anunciou a nomeação do construtor civil Vicente Núñez como director nacional do Onemi (Escritório Nacional de Emergências), informoou o jornal chileno La Nación.

Núñez ocupará o lugar de Carmen Fernández, que nesta quarta-feira (10) apresentou sua renúncia, em meio a críticas pela atuação da agência após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter do último dia 27 de fevereiro.
 

Depois da rápida visita a Rancagua, Piñera partiu para a cidade de Constitución, fortemente afetada pelo terremoto de 27 de fevereiro, para assinar os primeiros projetos de lei relacionados à tragédia e anunciar iniciativas para a reconstrução das áreas destruídas.

terremoto de 6,9 no Chile na posse do Piñera

Veja Relacionados:  Terremoto, Chile, Piñera
Terremoto  Chile  Piñera 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping