R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 28/02/2010 às 12h51:

Avião da FAB traz 12 brasileiros do Chile

Nove civis e três militares desembarcaram em Brasília nesta madrugada

Mariana Londres, do R7 em Brasília

O primeiro grupo de brasileiros resgatados do Chile chegou neste domingo (28) às 5h15 à Base Aérea de Brasília. Os 12 brasileiros vieram no Legacy VC-99 B da FAB (Força Aérea Brasileira) que foi ao Chile no sábado (27) para levar duas autoridades chilenas que estavam no Brasil. A FAB informou que, até o momento, não estão previstos novos voos para resgatar brasileiros, mas que está de prontidão. 

No avião estavam nove civis e três militares, selecionados pela Embaixada Brasileira no Chile, que têm uma lista de cerca de 200 brasileiros com intenção de voltar ao Brasil e à espera de vôos comerciais, ainda sem previsão de normalização. De acordo com a FAB, a primeira a desembarcar no Brasil foi Tatiana Soares.

 

Desembarque de brasileiros vindos do Chile

Grupo de brasileiros desembarca em Brasília (Divulgação)

 - Muito bom voltar ao nosso país maravilhoso. O que passamos lá foi uma situação muito ruim. 

A estudante brasileira Rafaela Link também estava no voo. Rafaela morava havia dois meses na capital chilena, Santiago. Na noite deste sábado (27), ela estava em um bar de karaokê com amigos quando o local começou a tremer. 

- Parecia que tudo ia cair. Foi um pânico generalizado. Vi a morte bem de perto. Quando o avião pousou, eu chorei. Fiquei muito emocionada por estar de volta.



Rafaela disse ainda que não pretende deixar o Brasil tão cedo.

A enfermeira Petra Rangel também desembarcou neste domingo em Brasília. Ela estava em Santiago para um congresso que aconteceria no sábado, mas foi cancelado. Petra dormia no hotel quando ocorreu o terremoto. 

- Fiquei super feliz em voltar.

Entre os militares que voltaram, estava o coronel da FAB Luiz Fernando Aguiar. O coronel tinha a volta ao Brasil marcada para este domingo. Ele passou dois anos como adido da Aeronáutica no Chile e viveu o terremoto, portanto, em seu último dia no Chile. 

- Eu nunca tinha passado por uma situação como essa. Não era possível ficar em pé.

De acordo com o militar, pessoas que estavam na rua na hora do tremor disseram que o asfalto parecia uma folha de papel, se mexendo para cima e para baixo.

A aeronave brasileira foi a primeira estrangeira a chegar ao Chile após o terremoto, levando o ministro da Justiça do Chile, Jorge Rui Toledo, e o procurador-geral da República, Chahuán Sabas, que cumpriam agenda oficial no Brasil. Ela pousou no pátio militar em Santiago. Segundo os pilotos, a pista e o controle de tráfego aéreo estão em perfeitas condições operacionais. Já a estrutura do aeroporto ficou destruída.

 


 
Veja Relacionados:  chile,terremoto,brasileiros
chile  terremoto  brasileiros 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping