R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

2 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 11/06/2010 às 03h36: atualizado em: 11/06/2010 às 06h40

Bisneta de Nelson Mandela morre em acidente de carro

Zenani Mandela, de 13 anos, voltava do show da abertura da Copa, na África do Sul

Do R7, com agências internacionais

A adolescente Zenani Mandela, bisneta do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, morreu na madrugada desta sexta-feira (11) pelo horário local (noite de quinta-feira em Brasília) em um acidente de carro em Johannesburgo.

De acordo com a Fundação Nelson Mandela, a garota voltava para casa após após assistir ao show de abertura da Copa da Mundo, no Orlando Stadium, em Johannesburgo.

Zenani, uma das nove bisnetas de Mandela, completou 13 anos na última quarta-feira (9) e era neta de Zindzi Mandela, filha de Nelson e Winnie Mandela. 

A imprensa informou que Winnie estava no carro acidentado, mas que não ficou ferida. A Fundação Mandela, no entanto, negou que a ex-mulher do líder sul-africano estivesse no veículo.

O porta-voz da polícia, Noxolo Kweza, informou que o motorista do carro da família de Mandela foi preso por homicídio culposo e por dirigir embriagado. As autoridades já abriram investigação para apurar as causas do acidente.

Embora as circunstâncias da tragédia ainda não sejam conhecidas, sabe-se que nenhum outro veículo foi envolvido no acidente. De acordo com testemunhas, o carro onde estava Zenani teria capotado na estrada.

Em comunicado, a fundação do ex-presidente da África do Sul informou que Mandela não comparecerá à cerimônia de abertura da Copa do Mundo, nesta sexta-feira.

Mandela lutou contra discriminação

Mandela é um dos líderes mais conhecidos do mundo, especialmente por sua luta contra o apartheid, o regime de discriminação racial oficializado pela África do Sul em 1948.

O apartheid transformou o preconceito racial em lei na África do Sul. Negros não podiam frequentar locais exclusivos de brancos. A minoria branca tomava conta dos negócios e tinha acesso aos melhores empregos. Propriedades eram confiscadas em favor de brancos. Negros eram removidos de suas terras e forçados a trabalhar em condições desumanas.

Preso durante 27 anos por causa de sua luta contra a discriminação, Mandela foi eleito presidente da África do Sul em 1994. Sob seu comando, o país passou a ser considerado a única potência africana.

Zenani não é o primeiro familiar de Mandela que morre em um acidente de carro. Em 1969, seu filho Madiba Thembekile, de apenas 23 anos, também perdeu a vida em uma tragédia semelhante. Outro filho do ex-presidente, Makgatho, morreu de Aids em 2005.

Veja Relacionados:  mandela, bisneta, acidente
mandela  bisneta  acidente 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping