R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 27/10/2010 às 10h20:

Califórnia faz referendo para legalizar maconha

Se o “Sim” vencer, Estado americano terá mercado para comercialização da droga

Maurício Moraes, do R7


Publicidade

No próximo dia 2 de novembro, os californianos vão às urnas escolher seus representantes na Câmara e no Senado dos Estados Unidos. A cédula de papel trará outras dez perguntas, de investimentos em saneamento a aumento da taxa de veículos. Mas nenhuma chama tanto atenção quanto à Proposição 19, sobre a legalização do uso e do comércio de maconha no Estado.

Conselho de igrejas é favorável à lei

Se o “Sim” sair vencedor (e até agora as pesquisas não mostram preferência para nenhum lado), a Califórnia se tornará o primeiro Estado onde os americanos poderão plantar, consumir, comprar e vender cigarros de maconha. O uso medicinal da erva já é permitido por lá desde 1997.

Os defensores da proposta não veem diferença entre os malefícios dos efeitos da maconha em relação aos do álcool, que é legalizado no país, como diz seu site. Já os opositores dizem, na internet, que o projeto de lei não é claro e que os usuários da droga farão aumentar os acidentes nas estradas californianas.

 

Legalização poderia diminuir violência no México, dizem defensores

Conhecido como um dos Estados americanos mais liberais, a Califórnia pode se tornar a Amsterdã das Américas. A cidade holandesa é repleta de cafés que vendem maconha, desde que o país liberou gradualmente o uso e comercialização da droga por meio de diversas leis, ao longo da última década.

Se a aprovação ocorrer, os municípios da Califórnia cobrarão imposto sobre a comercialização. Para os opositores, isso não vai acabar com os traficantes, já que a venda será controlada e feita apenas a maiores de 21 anos.

Os defensores, por outro lado, argumentam que a nova lei fará diminuir a violência nas áreas mais pobres, amedrontadas pelo narcotráfico. Também teria impacto no vizinho México, que vive uma escalada na violência com a guerra entre cartéis de drogas. Os opositores falam que o impacto seria quase nulo.

Veja Relacionados:  maconha, california, referendo, legalizacao, descriminalizacao, eleicoes, eua
maconha  california  referendo  legalizacao  descriminalizacao  eleicoes  eua 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping