R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 20/02/2012 às 05h49:

Campanha pelas Malvinas invade esporte argentino

Deputada quer que os uniformes dos jogos olímpicos tenham brasão do arquipélago

Fábio Cervone, colunista do R7


Publicidade

A investida argentina para retomar a soberania das Ilhas Malvinas, dominadas pelos britânicos desde 1833 (veja infográfico abaixo), está assumindo proporções de campanha nacional. A população local simpatiza com as pretensões do governo e até o esporte entrou na jogada para convencer o mundo de que o arquipélago do Atlântico sul pertence aos portenhos.

Nobreza britânica vira arma diplomática na América Latina

A deputada do grupo Frente para Vitória, pertencente à coalizão governista Rosana Bertone, propôs incluir um escudo das Malvinas nas camisetas das equipes nacionais que participarão dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A imagem estampada nas camisas dos atletas olímpicos argentinos seria formada pela reprodução do mapa geográfico do arquipélago com a inscrição: as Malvinas são argentinas. A iniciativa terá ainda que passar pela aprovação do congresso do país, para então ser confirmada pelo comitê olímpico local. Tradicionalmente manifestações políticas e religiosas são evitadas e rechaçadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

China manifesta apoio à Argentina pelas Ilhas Malvinas

Neste mesmo sentido, o famoso torneio nacional Clausura também sofreu mudanças em razão das disputadas ilhas. A AFA (Associação de Futebol argentino) decidiu que a partir deste ano o nome da principal competição futebolística nacional será alterado para homenagear um barco que foi afundado em 1982, durante o conflito entre argentinos e ingleses pelo arquipélago (veja o infográfico explicativo abaixo).

A partir deste ano, o campeonato se chamará Cruzeiro General Belgrano, nome do navio de guerra que foi abatido por um submarino britânico na ocasião do conflito entre argentinos e britânicos. Além disso, a taça entregue ao vencedor passou a ser chamada de Taça Gaucho Rivero em referência a Antonio Rivero - um antigo morador argentino das ilhas que no passado se levantou contra o domínio inglês.

Ex-soldados das Malvinas enfrentam forças de segurança na Argentina

Argentina aceita oficialmente mediação da ONU em conflito sobre Malvinas

 Londres descarta negociar soberania das Malvinas

A FIFA pediu explicações sobre a iniciativa da AFA e ameaçou punir a associação futebolística pelo fato. Em carta aos dirigentes argentinos a entidade internacional ressaltou que seu estatuto proíbe qualquer discriminação contra um país, ou indivíduos ou grupo de indivíduos por causa de sua origem étnica, sexo, língua, religião, política ou qualquer outro motivo.

Outro sinal de que a disputa pela soberania do arquipélago invadiu os esportes argentinos, foi o lançamento da nova camisa do Clube Atlético Lanús - fundado em 1915 e localizado na província de Buenos Aires. O time aproveitou as iniciativas da AFA e da deputada Rosana para incluir em sua camisa o brasão das Malvinas. Foi utilizada uma imagem muito similar ao que foi proposto para os uniformes olímpicos argentinos para os jogos de Londres.

Como no passado recente, quando argentinos se empenharam numa guerra contra o domínio inglês, atualmente o que impressiona é o envolvimento espontâneo dos cidadãos neste debate. O engajamento da população portenha deixa claro que eles não largarão este osso tão cedo.

Príncipe William chega às Malvinas e aumenta a tensão na região

Cameron acusa Argentina de "colonialismo" por insistência nas ilhas Malvinas

Chanceler argentino chama de colonialista um Reino Unido em decadência

Manifestantes pedem que Argentina rompa relações com Londres

 

 
Veja Relacionados:  malvinas, esporte, argentina,
malvinas  esporte  argentina 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping