R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 10/07/2011 às 05h50:

Câncer misterioso de Hugo Chávez
pode afetar sistema reprodutor

Governo da Venezuela cita tumor maligno da pélvis, mas não especifica local da doença

Paula Resende, do R7

Publicidade

A Venezuela assistiu, intrigada, à confissão de seu presidente de que estava com câncer e se tratava, não na capital Caracas, mas em Cuba. De volta ao país nesta semana, o tipo de tumor de Hugo Chávez ainda é um segredo guardado a sete chaves, mas sabe-se que é localizado na pélvis: local de cânceres como o de próstata, ou os de bexiga e cólon (reto).

Chávez arriscou a vida ao se tratar em Cuba, diz médico venezuelano

O presidente chegou a admitir que há meses sentia dores intensas, mas que evitava tratar-se. A pressão para que começasse a se cuidar foi de Fidel Castro, ex-presidente cubano e amigo pessoal do venezuelano, que acompanhou Chávez durante todo o período em que esteve em Havana.

Mesmo com as informações escassas, o médico coordenador da urologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Marcos Dall-Oglio, disse ao R7 que o mais provável é que Chávez tenha retirado um tumor de próstata.

- É o tumor mais comum nessa região do corpo, e também o que mais ocorre entre os homens, especialmente nessa parte do mundo. Nossa dieta é muito rica em gordura animal, o que facilita o seu desenvolvimento.

Essa glândula do sistema reprodutor masculino é responsável pela produção do líquido que se junta à secreção para formar o sêmen (esperma), e também ajuda na transformação da testosterona.

Dall-Oglio esclarece que tumores na região pélvica também podem provocar câncer de bexiga e intestino, mas este último foi descartado pelo governo, até então.

Existe, ainda, um tipo de câncer mais raro que atinge as vesículas seminais – o que, segundo o médico, seria mais grave e de difícil tratamento.

Tabus de cirurgia envolvem exame de toque e impotência

Por sua grande ocorrência, a cirurgia de câncer de próstata é padronizada e conhecida no mundo inteiro. Dall-Oglio explica que o tratamento é simples, feito por meio de exames de sangue e, em alguns casos, com quimioterapia ou radioterapia, para evitar com que o câncer atinja outros órgãos.

No entanto, os maiores fantasmas da doença se relacionam à sua descoberta e às possíveis sequelas da cirurgia.

Primeiramente, para identificar o tumor o médico deve fazer o chamado exame de toque retal, no qual insere o dedo indicador no reto do paciente: procedimento que ainda é um grande tabu, principalmente em sociedades machistas como a latino-americana.

- Também há dois efeitos colaterais da cirurgia bastante polêmicos. Um é a incontinência urinária e outro é o prejuízo da função sexual, já que os nervos que ajudam na ereção passam muito próximos da próstata e podem não ser preservados.

Próstata, 300 225

Em vermelho, a glândula da próstata

Especulações continuam, mas governo mantém silêncio sobre câncer

O jornal americano The Wall Street Journal, citando duas fontes que pediram para ser preservadas, afirma que Hugo Chávez pode estar sofrendo com um câncer de intestino.

Porém, as autoridades venezuelanas continuam sem confirmar que tipo de tumor maligno foi retirado do presidente.

Chávez agradeceu nesta quinta-feira (8) o apoio da presidente brasileira, Dilma Rousseff, que sofreu da mesma doença e lhe ofereceu ajuda médica.

 

Teste seus conhecimentos sobre Hugo Chávez no quiz abaixo. Veja as respostas aqui.

 

 

 

 

Veja Relacionados:  Chávez, câncer, próstata, venezuela
Chávez  câncer  próstata  venezuela 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping