R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 27/02/2010 às 13h59:

Centro emite alerta de tsunami para o Havaí e orienta abandono da costa

Ondas geradas por terremoto de magnitude 8,8 no Chile podem chegar ao Estado americano

Do R7

O Centro de Monitoramento de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta para o Havaí, devido a um tsunami que foi gerado pelo terremoto de magnitude 8,8 registrado no Chile na madrugada deste sábado (27). A população foi orientada a abandonar a região costeira de todas as ilhas que formam o arquipélago do Estado americano, localizado no oceano Pacífico, a 11 mil km do Chile.

Sirenes estão sendo tocadas ao longo da costa havaiana a cada meia para alertar a população a deixar suas casas e seguir para o interior das ilhas.

Segundo o comunicado do centro, uma série de ondas pode atingir as ilhas a partir das 11h19 locais (18h19 em Brasília) e continuar por várias horas. O centro informa que o tamanho das ondas não pode ser previsto, e que as primeiras ondas podem não ser as maiores.

O governo chileno confirmou que ao menos 82 pessoas morreram em consequência do terremoto registrado às 3h34, pelo horário de Brasília, na região chilena de Maule, no Pacífico, a cerca de 115 km da cidade de Concepción.

Na ilha chilena de Juan Fernández foi registrada uma onda de grandes proporções que avançou até a metade do povoado. Os habitantes se refugiaram nas regiões mais altas.

Alertas de tsunami, em grau de vigilância, foram emitidos pelo Centro de Avisos do Pacífico dos Estados Unidos também para Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, as ilhas Pitcairn, a Polinésia Francesa, Colômbia, Panamá, Costa Rica e a Antártida. Equador, Chile e Peru fazem parte dos países sobre os quais pesa diretamente o alerta de tsunami.

Há 50 anos, o Havaí foi severamente afetado por um tsunami que se seguiu a um terremoto no Chile. Considerado o maior terremoto da história, o tremor de magnitude 9,5 de 22 de maio de 1960 matou 61 pessoas nas ilhas do arquipélago.

Em dezembro de 2004, um tsunami que se seguiu a um terremoto de magnitude 9,2 na costa da Indonésia matou cerca de 230 mil pessoas em 14 países do Pacífico.

 

 

 
Veja Relacionados:  Terremoto, Havaí, Chile
Terremoto  Havaí  Chile 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping