R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

R7
publicado em 09/03/2010 às 06h35:

Chile identifica 497 mortos por terremoto e tsunami

Maioria das vítimas está na região do Maule, onde o tremor foi seguido por ondas gigantes

AFP

O Chile elevou nesta segunda-feira (8) de 452 para 497 o número de mortos identificados após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o país no último dia 27, informou o vice-ministro do Interior, Patricio Rosende.

As vítimas são tanto pessoas mortas pelo tremor quanto pelo tsunami que se seguiu. A contagem foi confirmada por meio de um balanço oficial entregue à imprensa.

Na última sexta-feira (5), o vice-ministro havia informado que 452 corpos tinham sido identificados pelas autoridades de todo o país.

O maior número de mortes ocorreu na região do Maule, vizinha à cidade de Concepción, onde o terremoto atingiu a maioria das cidades. A costa foi completamente devastada pelo posterior tsunami.

Na última quarta-feira (3), o número oficial de mortos havia sido fixado pelo governo em 802. No entanto, após dúvidas sobre números da região do Maule, as autoridades decidiram mudar a metodologia de entrega de informação, disponibilizando apenas os números dos mortos identificados, sem precisar o número de vítimas ou de desaparecidos.

Um dia após o anúncio da mudança de metodologia, o governo do Chile anunciou que faria uma "análise exaustiva" do número de mortos no terremoto. A presidente Michelle Bachelet afirmou:

- Pedimos ao SML (Serviço Médico Legal) que faça uma análise muito exaustiva para saber definitivamente qual é o número exato de mortos.

Segundo a presidente, a discrepância poderia ser atribuída ao fato de que em alguns municípios o número de mortos tinha sido somado ao total de desaparecidos.

Na semana passada, militares e civis também não se entendiam em meio à tragédia. Para os serviços de proteção civil na região de Maule, o total de mortos chegaria a 587. Para os militares, a cifra chegava a 316.

Veja Relacionados:  terremoto, chile, vítimas, tsunami
terremoto  chile  vítimas  tsunami 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping