27 de Maio de 2012
Pessoas foram pisoteadas em estádio e onze acabaram morreram na confusão
e R7Onze pessoas morreram pisoteadas neste sábado (12), durante um comício da campanha eleitoral do presidente nigeriano Goodluck Jonathan, na cidade de Port Harcourt.
Milhares de simpatizantes do partido do governo reuniram-se num estádio para ouvir Jonathan discursar e centenas se reuniram em torno dos portões. Houve um tumulto depois que um policial deu tiros para o ar para tentar dispersar a aglomeração, enquanto as pessoas se retiravam, disseram testemunhas.
Membros da força de segurança colocaram feridos em camionetes para transportá-los ao hospital. Sapatos e peças de roupas perdidos se espalharam pelo chão, onde as pessoas tiveram dificuldade de se desvencilhar da confusão.
Candidato lamenta incidente
Jonathan disse que ficou chocado com a perda de vidas e ordenou uma investigação imediata.
- Estou triste e muito abatido por este incidente. É triste, infeliz e lamentável. Vou me juntar ao luto dos enlutados hoje a noite.
A porta-voz da polícia Rita Inoma-Abbey confirmou que várias pessoas tinham sido recolhidas e levadas para o hospital, mas não podia dar o número de mortos.
Ken Saro-Wiwa, o assistente especial de Jonathan para assuntos internacionais, afirmou que a multidão era "enorme".
- À medida que os comboios saíam, mais pessoas tentavam entrar e houve um tumulto quando os portões foram abertos. É um triste fim para o que havia sido um ótimo dia.
Comícios atraem milhares na Nigéria
Comícios políticos na Nigéria costumam atrair multidões, além dos partidários. Muitos são atraídos pela promessa de presentes como camisetas e bonés de beisebol, deixando a polícia e as forças de segurança se esforçando para manter a ordem.
O comício do PDP, Partido Popular Democrata, de Jonathan, em Port Harcourt aconteceu no fim de uma turnê de uma semana pelas seis principais regiões da nação mais populosa da África, antes das eleições presidenciais, parlamentares e de governadores, em abril.
Jonathan é o primeiro chefe de Estado do delta do Níger e Port Harcourt é sua principal cidade. Ele é considerado o favorito na corrida presidencial.
Idosos foram decapitados em vila na Nigéria
Em outro episódio de violência no país, um casal de idosos foi decapitado e seus dois netos espancados até a morte em um ataque a uma vila da região central da Nigéria. A polícia afirmou que considera as mortes como parte de um ritual de matança.
O ataque ocorrido na vila de Shekan, próxima da cidade de Jos, aconteceu em uma região onde mais de 200 pessoas foram mortas em uma onda de violência sectária entre cristãos e muçulmanos que ocorre desde dezembro. Apesar disso, a polícia afirmou que as mortes deste sábado não têm relação com o conflito.
Assassinatos para rituais, apesar de raros, ainda ocorrem em partes do oeste da África e no passado ocorreram durante corridas eleitorais. Os assassinos obtêm partes de corpos e sangue na crença de que os sacrifícios trarão sucesso social e poder político.
Copyright Thomson Reuters 2011
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7