R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

2 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 30/09/2009 às 11h11:

Conheça os tsunamis mais devastadores da história

Vídeo mostra a tragédia que matou mais de 220 mil pessoas no sudeste asiático

Do R7

Tsunamis, como o que atingiu o arquipélago de Samoa, no oceano Pacífico, na terça (29), são séries de ondas que viajam a mais de 800 km por hora, causadas por movimentações no fundo dos mares como erupções vulcânicas, terremotos submarinos e deslizamentos no fundo do oceano. Esses tremores provocam ondulações propagadas na superfície do oceano.

Em dezembro de 2004 um tsunami atingiu a Indonésia e mais 11 países e matou aproximadamente 220 mil pessoas. A origem foi um terremoto que chegou a 9,2 graus na escala Richter. Veja o vídeo da tragédia e depois a cronologia com os tsunamis que mais mataram na história:

 

 

26 de dezembro de 2004: O pior tsunami da história foi causado por um terremoto no Oceano Índico, na ilha de Sumatra, próximo à Indonésia. Mais de 220 mil pessoas foram mortas em diversos países asiáticos, principalmente na Indonésia, no Sri Lanka, na Índia e na Tailândia. A onda de inundações costeiras chegou a milhares de quilômetros de distância. Também houve mortes na Somália, Tanzânia, Quênia e Madagascar.

17 de Agosto de 1999: Um terremoto de grandes proporções gerou um tsunami do mar de Mármara, na Turquia. Estimativas oficiais indicam que cerca de 17 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

22 de maio de 1960: No Havaí a população de uma aldeia inteira foi retirada a tempo por causa do sistema de alerta sobre tsunami. Apesar disso, 61 pessoas morreram. No Chile, onde as ondas se formaram, mil pessoas foram arrastadas e mortas por uma onda de 16 metros de altura.


2 de dezembro de 1908: Devido a um terremoto e ao tsunami que se seguiu, a cidade de Messina, na Itália, foi quase completamente destruída. Mais de 75 mil pessoas foram mortas.

15 de junho de 1896: Durante uma cerimônia religiosa milhares de japoneses foram surpreendidos por uma onda de 23 metros de altura. O tsunami batizado de saraiko matou aproximadamente 26 mil pessoas.

1º de novembro de 1775: Um terremoto no leste do oceano Atlântico destruiu dois terços de Lisboa, capital portuguesa. Quem procurou abrigo às margens do rio Tejo morreu devido a um tsunami. O total de mortos passou dos 60 mil, e as ondas também provocaram danos na Irlanda.

26 de setembro de 1950: Um forte terremoto acompanhado de uma erupção marinha numa ilha próxima à Grécia gerou ondas de 16 metros de altura.

18 de novembro de 1601: Foi o primeiro tsunami documentado e aconteceu na cidade de Lucerna, na Suíça. Abalos sísmicos provocaram deslizamentos na terra, criando ondas de até 4 metros de altura. Oito pessoas morreram.


 
Veja Relacionados:  tsunami, indonésia, morte
tsunami  indonésia  morte 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping