R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 17/03/2010 às 18h38:

Dissidente cubano diz que Lula não é um democrata

Guillermo Fariñas faz greve de fome pela libertação de presos políticos na ilha

AFP

O opositor cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome pela libertação de 26 presos políticos, criticou nesta quarta-feira (17) em declarações à rádio paraguaia Ñandutí AM o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pediu ao presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que se pronuncie sobre a situação na ilha caribenha.

- Lula não respeitou a memória de Orlando Zapata [que morreu um dia antes da visita do presidente a Cuba em fevereiro]. Faço um apelo a Fernando Lugo que se pronuncie a favor das vítimas ou dos algozes.

Ao comentar a morte de Zapata, Lula comparou os presos políticos cubanos aos detentos comuns de São Paulo, em uma crítica à greve de fome como forma de pressão. Fariñas acusou Lula de ser cúmplice do regime cubano

- A história se encarregará de colocá-lo em seu lugar. Não é um democrata. Peço a Fernando Lugo que não guarde um silêncio cúmplice com a morte de Zapata e a minha iminente morte.

O opositor cubano garantiu que a iniciativa que realiza, a greve de fome, "é drástica" e que provavelmente o levará à morte.

- Dar a vida pela pátria sempre vale a pena (...). Vamos demonstrar à opinião pública nacional e internacional que o regime cubano se dedicou durante 52 anos a eliminar e assassinar, de maneira deliberada, seus oponentes dentro da ilha.

Fariñas recebe atualmente assistência médica em um hospital de Santa Clara, em Cuba. Ele afirmou também:

- Estamos esperando que o mundo perceba que os irmãos Castro e seus seguidores são assassinos. Em pleno século 21, vão deixar morrer um homem e muitos outros homens e mulheres porque lutam por uma questão humanitária.

Veja Relacionados:  cuba, farinas, lula, critica
cuba  farinas  lula  critica 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping