R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 30/05/2011 às 16h34:

Frota de ajuda humanitária a Gaza
quer o fim do bloqueio israelense

Em 2010, nove pessoas morreram em ataques israelenses a barcos humanitários em Gaza

AFP

Publicidade

Os organizadores de uma frota marítima de ajuda humanitária internacional reafirmaram nesta segunda-feira (30), em Istambul, que desejam romper até antes do fim de junho o bloqueio israelense a Gaza, apesar da reabertura das fronteiras da faixa de Gaza com o Egito.

Em uma coletiva de imprensa o coordenador da frota, Vangelis Pisias, lembrou que, apesar da decisão do governo egípcio em reabrir o terminal de Rafah, na fronteira do país com a faixa de Gaza, Israel continua a exercer um bloqueio marítimo classificado como “ilegal”.

- Israel impede que os palestinos utilizem o mar, controlando e restringindo a entrada e saída dos bens em Gaza. Por isso, devemos seguir desafiando o bloqueio.

Segundo Pisias, pelo menos 15 barcos de diferentes portos do Mediterrâneo devem zarpar até o dia 20 de junho rumo a Gaza. A coletiva de imprensa aconteceu a bordo do “Mavi Marmara”, barco que fez parte da frota humanitária atacada por comandos israelenses no dia 31 de maio de 2010 em Gaza.

Nove turcos morreram naquele ataque, que gerou reprovação na comunidade internacional e levou a uma grave crise nas relações entre Israel e Turquia.

De acordo com Huseyin Oruç, da ONG humanitária turca IHHH, os barcos da segunda frota, vindos do Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Irlanda, Itália e Turquia, já estão em águas internacionais ao sul da ilha de Chipre.

Além disso, 1.500 militantes de uma centena de países transportarão produtos humanitários, materiais de construção - entre eles de 600 a 700 toneladas de cimento -, material escolar, equipamentos médicos, medicamentos e brinquedos.

 

Veja Relacionados:  Gaza, Israel, AFP
Gaza  Israel  AFP 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping