R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 28/02/2010 às 09h24:

Novo tremor sacode capital chilena

O abalo ocorreu a 35 km de profundidade e teve magnitude de 6,1 na escala Richter

Reuterscom R7

Uma forte réplica do terremoto que abalou o centro e o sul do Chile no sábado (27) estremeceu edifícios na capital chilena na manhã deste domingo (28). Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA, o tremor foi de magnitude 6,1 na escala Richter  e ocorreu às 8h25 locais (mesmo horário de Brasília), na região de Maule, a 190 km ao sul de Santiago. A profundidade do sismo foi de 35 km.

Esse abalo se soma a vários outros que seguiram o terremoto de sábado, são as chamadas réplicas. Ele provocou o desmoronamento definitivo de construções que já estavam bem danificadas, especialmente na cidade de Talca, no sul chileno, segundo emissoras locais de rádio. 

O terremoto da madrugada do sábado foi de magnitude 8,8 e devastou o Chile, deixando mais de 300 mortos e milionários danos em infraestrutura. Moradores de São Paulo e São José dos Campos relataram que também sentiram o  tremor. 

Histórico

O terremoto de sábado foi o segundo mais potente dos últimos 20 anos, atrás apenas do tremor de 9,1 graus na escala Richter registrado em dezembro de 2004 na costa da Indonésia, que desencadeou um tsunami e matou 220 mil pessoas.

Em 1960, o Chile foi alvo do terremoto mais forte já registrado no mundo, de 9,5 graus na escala Richter, que deixou 3.000 mortos. O país se encontra no ponto de convergência de duas grandes placas tectônicas.

O país está acostumado com os terremotos, e conta com uma legislação rigorosa para a construção de imóveis, que devem ser equipados com dispositivos de segurança para aguentar a força dos tremores. 

 

 
Veja Relacionados:  terremoto,réplica
terremoto  réplica 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping