R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 27/02/2010 às 11h53:

Ondas gigantes atingem o arquipélago Juan Fernandéz

Ministro do Interior do Chile confirmou que parte baixa de local foi inundada

Do R7

O ministro do Interior do Chile, Edmundo Perez Yoma, confirmou neste sábado (27) que o terremoto de 8,8 graus na escala Richter gerou ondas gigantes que atingiram o arquipélago de Juan Fernández.

Yoma, em entrevista coletiva transmitida pela CNN em espanhol, disse que, por questões técnicas, preferia não chamar o fenômeno de tsunami. Ele afirmou que as partes baixas do arquipélago foram inundadas por ondas de aproximadamente dois a dois metros e meio.

Até o momento, não há relato de mortes ou danos em decorrência da inundação. O ministro também admitiu que há problemas de comunicação, pois a fibra ótica, além de energia e luz, foi cortada em diversos locais.

Moradores da ilha de Páscoa foram retirados de regiões baixas do arquipélago como medida de precaução. O ministro disse que as ondas em direção ao arquipélago vêm diminuindo e que algumas ondas de proporções consideráveis já chegaram ao local há cerca de 45 minutos, mas ainda não há relatos de danos. No entanto, não excluiu a possibilidade de tsunami.

O alerta de tsunami para toda a área do Pacífico continua, com exceção da costa do Estado americano da Califórnia e da costa do Alasca. Locais distantes como Japão e Austrália continuam sob o risco de serem atingidos por ondas gigantes.

O tremor de 8,8 graus na escala Richter ocorreu às 3h34 no Chile. Réplicas de cerca de seis e cinco graus foram sentidas durante a madrugada e manhã no país. A CNN informou que um edifício de 15 andares caiu na região de Concepción.

 

 

   
Veja Relacionados:  juan fernandez, chile, terremoto, tsunami
juan fernandez  chile  terremoto  tsunami 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping