Edwin Montilva/ReutersMédica cubana examina paciente grávida em centro de diagnósticos na capital venezuelana Caracas: ONU diz que controle da população pode combater mudanças climáticas
27 de Maio de 2012
Relatório afirma que redução da natalidade pode combater aquecimento global
.Uma redução da natalidade ajudaria a população a resistir melhor ao impacto da mudança climática, cuja solução não deveria se limitar a reduzir as emissões de gases do efeito estufa ou o modo de financiar formas de energia menos poluentes, afirma o texto.
O estudo esclarece que não pode ser dito que o tamanho da população mundial seja a causa da mudança climática, mas indica que a redução de seu crescimento contribuiria para uma diminuição das emissões de gases poluentes no futuro.
O diretor da divisão técnica do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA, em inglês), Werner Haug, disse:
- O crescimento demográfico não é o fator principal do aumento das emissões de gases, já que isso está vinculado à industrialização e à utilização de combustíveis fósseis, mas a população contribui de maneira importante.
E acrescentou:
- Vários países têm dificuldades de combinar a adaptação à mudança climática e a redução de emissões, devido à pressão demográfica.
O planejamento familiar, o acesso à saúde reprodutiva e as relações de gênero influenciarão nesta mudança e na maneira com que a humanidade se adaptará a suas consequências mais visíveis, como o aumento do nível do mar, a violência das tempestades e a intensidade das secas, indica o relatório.
"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7