Lionel Bonaventure/07.04.2010/AFPPrimeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acena ao deixar o Palácio do Eliseu, em Paris, após uma reunião com Nicolas Sarkozy
27 de Maio de 2012
Recep Tayyip Erdogan aproveitou visita oficial à França para criticar Israel

Israel representa atualmente a principal ameaça para a paz no Oriente Médio, afirmou nesta quarta-feira (7) o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante uma visita a Paris, em um momento de tensão nas relações Israel-Turquia.
Erdogan, antes de um almoço de trabalho com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou:
- Israel é a principal ameaça para a paz regional.
O governante turco ainda disse:
- Se um país recorre à força de maneira desproporcional, na Palestina, em Gaza, usa bombas de fósforo, não vamos dizer bravo. Vamos perguntar por que atua desta maneira.
Erdogan ainda relembrou a ofensiva israelense contra a faixa de Gaza que terminou no início de 2009:
- Houve um ataque que deixou 1.500 mortos e os motivos invocados são falsos.
Em uma referência ao relatório do juiz sul-africano Richard Goldstone, elaborado a pedido da ONU, que acusa Israel e os grupos palestinos de terem cometido crimes de guerra durante a operação de Gaza, Erdogan afirmou:
- Goldstone é judeu e seu relatório é claro. Não temos este enfoque por sermos muçulmanos. Nosso enfoque é humanitário.
Erdogan pertence ao partido islâmico conservador AKP. As declarações foram feitas em turco e traduzidas para o francês.
Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7