R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 11/03/2011 às 14h40:

Terremoto no Japão provoca tsunami e
deixa mais de 300 mortos, diz polícia

Também há mais de 500 desaparecidos; agência de notícias local fala em mil mortos

Do R7, com agências internacionais


Publicidade

O terremoto mais forte da história do Japão deixou pelo menos 337 mortos e 531 desaparecidos, segundo um novo balanço da polícia. Já a agência de notícias local Kyodo afirma que mais de mil pessoas morreram. O país asiático foi atingido nesta sexta-feira (11) por um tremor de 8,9 graus na escala Richter, com profundidade de 25 km, próximo à sua costa nordeste. Há centenas de feridos.

Veja como encontrar amigos e familiares no Japão

Embaixada nega ocorrência de vítimas brasileiras

Veja imagens da destruição

Veja vídeos da tragédia no Japão

Está no Japão ou tem familiares no país? Escreva para o R7

O tremor provocou um tsunami, com ondas de mais de dez metros que varreram áreas residenciais e fazendas, levando consigo centenas de pessoas, carros, barcos e casas.

A polícia disse ainda ter encontrado entre 200 e 300 corpos boiando na cidade de Sendai. Autoridades afirmam que todos os 1.200 moradores da região de Wakabayashi, em Sendai, foram atingidos pelas ondas gigantes, segundo o site do jornal Japan Times.

O Japan Times e agências de notícias também informam que as autoridades deram por desaparecido um trem de passageiros no nordeste do país. Uma embarcação com cerca de cem pessoas a bordo foi arrastada pelas ondas gigantes de um tsunami na região da cidade de Miyagi, nordeste do Japão, indicaram os meios de comunicação.

Há relatos de incêndios em Kensenuma, na região de Miyagi. Houve mortes registradas em Iwate, Fukushima, Miyagi, Tokyo, Ibaraki, Chiba, Kanagawa e Tochigi.

O abalo afetou ao menos uma usina nuclear, mas até o momento não foram registrados vazamentos radioativos, de acordo com a agência de notícias France Presse. A agência de Reuters informou que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que os EUA enviaram com urgência seladores para as instalações nucleares do país. Ao menos 11 usinas foram esvaziadas e cerca de 7.000 pessoas tiveram de ser retiradas dos arredores da central que fica na região de Fukushima.

Há relatos de que um trem e um navio de passageiros desapareceram após a passagem do tsunami. O número de mortos varia, mas agências internacionais citam de 200 a 300 corpos encontrados na costa de uma das cidades atingidas, Sendai.

Brasileiros procuram parentes e entram em pânico

No Brasil, onde há uma grande comunidade de origem japonesa, muitos procuraram associações para saber de amigos e parentes. E muitos brasileiros no Japão também relataram os momentos de medo que viveram devido ao terremoto e ao tsunami.

A situação continua grave no país, que teve ao menos uma unidade petroquímica, perto da cidade de Sendai, em chamas. Apesar do incidente, a Petrobras, que opera instalações no Japão, informou que não sofreu danos. A rede americana CNN afirma que 80 focos de incêndio foram registrados no Japão.

Segundo o último balanço oficial da Polícia Nacional do Japão, até agora ao menos 60 morreram, 56 estão desaparecidos e 241 pessoas estão feridas.

Apesar do rigor com que o terremoto atingiu o Japão, a situação em outros países que também receberam o tsunami foi mais calma. A Indonésia, as Filipinas e o Estado americano do Havaí informaram que praticamente não houve danos. As ondas gigantes ainda devem atingir outros Estados, alguns deles na costa americana do Pacífico.

 
Veja Relacionados:  japao, terremoto, mortos, desaparecidos, tsunami
japao  terremoto  mortos  desaparecidos  tsunami 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping