R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 27/02/2010 às 19h00: atualizado em: 27/02/2010 às 19h45

Tsunami chega ao Estado americano do Havaí

Chegada das ondas ocorreu cinco horas depois do alarme dado pelo governo de Honolulu

Do R7

As primeiras ondas gigantes atingiram na tarde deste sábado (27) o arquipélago do Havaí, após quinze horas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile e matou 214 pessoas nesta madrugada.

O governo do Havaí informou que as ondas “não golpearam o Estado com a força que esperavam”, segundo informações da CNN. Não há informações sobre vítimas e feridos.

As primeiras ondas gigantes do tsunami atingiram as ilhas do Havaí às 18h15 (horário de Brasília), segundo o Centro de Emergência do Tsunami do Pacífico. A chegada do tsunami ocorreu cinco horas depois do alarme dado pelo governo de Honolulu, que pediu a retirada dos moradores.

Várias estradas da região que dão acesso às praias estão fechadas e os hotéis estão organizando a retirada dos hóspedes. O hotel Hilton Waikloua, na capital Honolulu, os turistas estão usando os próprios carros para transportar as pessoas que estão em local de perigo. Segundo a CNN, as praias mais movimentadas da ilha amanheceram vazias neste sábado.

As autoridades de Honduras suspenderam hoje o alerta de tsunami emitido após o terremoto que atingiu o Chile nesta madrugada.

O chefe do Corpo de Bombeiros, Carlos Cordero, disse que foi decidido pela suspensão pois as ondas "já não representavam perigo para a população" do litoral e das ilhas do golfo de Fonseca, que Honduras compartilha com Nicarágua e El Salvador. "A situação está normalizada", sublinhou.

O epicentro do terremoto ocorreu  na região chilena de Maule, no Oceano Pacífico, a cerca de 115 km de Concepción e com profundidade de 35 km. O tremor ocorreu às 3h34 (4h34 em Brasília).

 

alerta, tsunami, pacífico, terremoto, chile 

 

 


 
Veja Relacionados:  tsunami,havaí,terremoto
tsunami  havaí  terremoto 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping