R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 27/02/2010 às 20h54:

Tsunami vira marola na Austrália e na Polinésia

Ondas chegaram a pouco mais de dois metros e não houve registro de danos

AFPcom R7

As autoridades australianas registraram neste domingo (28), no horário local, uma elevação do nível do mar de apenas "alguns centímetros", devido ao terremoto que sacudiu o Chile e matou cerca de 200 pessoas.

O epicentro do terremoto ocorreu na região chilena de Maule, no oceano Pacífico, a cerca de 115 km de Concepción e com profundidade de 35 km. O tremor ocorrer às 3h34 (4h34 no horário de Brasília).

Na Polinésia Francesa, o alerta de tsunami foi suspenso às 11h20 local (18h20 Brasília), sem a ocorrência de maiores incidentes.

O arquipélago das Marquesas, no nordeste da Polinésia, foi atingido entre 7h e 8h de domingo (entre 14h e 15h no horário de Brasília) por uma série de ondas de quase dois metros. Os danos foram restritos aos barcos e não houveram registros de grandes problemas. O mar recuou cerca de 15 metros entre uma onda e outra, segundo um funcionário local.

As ilhas de Tahiti e Moorea, onde vive a maior parte da população polinésia, foram atingidas às 8h00 (15h no horário de Brasília), mas o aumento registrado nas ondas foi inferior a 50 centímetros.

Ondas de menos de um metro atingiram ainda, às 6h30 no horário local (13h30 no horário de Brasília) o arquipélago das ilhas Gambier, na Polinésia francesa, sem provocar danos importantes.

O alerta de tsunami foi acionado na Polinésia a partir das 4h (11h), com a interrupção do tráfego na costa e o fechamento de repartições e escolas. Milhares de pessoas foram retiradas da região costeira do Tahiti, mas alguns habitantes se negaram a sair de suas casas por medo de serem roubados.

A Marinha dos Estados Unidos retirou seis navios da base de Pearl Harbor, no Havaí, após o alerta de tsunami. A base naval de Pearl Harbor é o quartel-general da frota do Pacífico dos EUA, cuja área operacional envolve a costa oeste norte-americana ao litoral leste da África. Um alerta também foi emitido para a costa dos Estados Unidos, mas não houve ocorrência de registros na costa da Califórnia.

Chile

O tsunami matou cinco pessoas e deixou 11 desaparecidos na pequena e remota ilha de Robinson Crusoé, a 700 km da costa chilena. A pequena ilha, com cerca de 600 habitantes, foi arrasada pelo tsunami, segundo o prefeito de Valparaiso, Iván de la Mesa.

O local, que inspirou o narrador inglês Daniel Defoe a escrever 'Robinson Crusoé', não sentiu o forte terremoto, mas foi varrido posteriormente por uma série de ondas, que atingiram especialmente a baía de Cumberland, segundo o piloto Fernando Avaria.

Na baía de Cumberland havia três pousadas, a prefeitura e várias repartições públicas. No Chile, o terremoto de 8,8 graus de magnitude matou 214 pessoas, revelou o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, advertindo que foi "um cataclismo de proporções imensas, e será muito difícil chegar a números exatos".

 

 


Veja Relacionados:  tsunami,terremoto,austrália,chile
tsunami  terremoto  austrália  chile 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping