R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Internacional/Notícias

Icone de Internacional Internacional

publicado em 22/08/2011 às 06h49:

União Europeia afirma que fim do
regime de Gaddafi está próximo

Porta-voz do bloco europeu disse que ditador deve abandonar rapidamente o poder

AFP, com R7


Publicidade

O fim do regime do ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, está próximo, afirmou nesta segunda-feira (22) Michael Mann - porta-voz da chefe da diplomacia da UE (União Europeia), Catherine Ashton.

Gaddafi chegou ao poder em 1969

Relembre o conflito

- Parece que estamos presenciando o final do regime de Gaddafi (...) Ele deve abandonar o poder rapidamente e evitar mais derramamento de sangue (...) A Líbia está no princípio de um processo de transição.

O porta-voz também pediu aos rebeldes líbios moderação no campo de batalha, já que "é importante que as forças opositoras respeitem totalmente o direito humanitário e os direitos humanos e protejam os cidadãos".

Em Roma (Itália), o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, declarou ao canal SKY TG24 que o regime líbio contra apenas entre 10 e 15% da capital Trípoli.

- Observamos nas últimas horas uma consolidação do avanço da oposição ao regime e podemos dizer que neste momento apenas entre 10 e 15% da ciudad permanece nas mãos do regime (...) Ao redor do aeroporto, que é uma área chave, as últimas formas de agressão estão sendo eliminadas, atiradores estão sendo detidos e em alguns casos se rendem.

Gaddafi, por sua vez, não foi encontrado pelos rebeldes, que ocuparam quase toda a capital Trípoli, na Líbia, na manhã deste domingo (21). A rede de TV Al Jazeera informou que, por volta das 5h30 (0h30 em Brasília) carros de combate tinham saído de um dos complexos presidenciais e bombardeavam um dos bairros da capital.

Enquanto isso, milhares de pessoas se concentravam na praça Verde - agora rebatizada de praça dos Mártires - para celebrar a vitória da rebelião. A praça é um dos símbolos do regime líbio, e desde o princípio da rebelião as redes de televisão oficiais transmitiram ao vivo direto o reagrupamento dos partidários de Gaddafi neste local.

Filhos de Gaddafi são presos

O procurador do TPI (Tribunal Penal Internacional) em Haia (Holanda), Luis Moreno Ocampo, anunciou a detenção de Saif al Islam, um dos filhos do ditador líbio, considerado o futuro sucessor do pai. Ambos têm ordens de prisão expedidas pelo TPI por crimes contra a humanidade.

Frattini, por sua vez, disse que "evidentemente a prisão do filho de Gaddafi foi um elemento decisivo". Ele ainda considerou obsoleta a opção de exílio de Gaddafi e destacou que o coronel deve ser entregue ao TPI.

Já no final da noite, outro filho do líder, Mohammed, se entregou após os rebeldes cercarem sua casa, segundo o membro do Conselho Nacional de Transição, Fathi Benjalifa.

Obama

O presidente americano, Barack Obama, declarou na noite deste domingo (21) que Gaddafi "deve reconhecer que seu regime chegou ao fim" e anunciou o reconhecimento por parte de Washington do Governo de Transição da Líbia.

- Esta noite tombou o equilíbrio contra o regime de Gaddafi (...) O regime de Gaddafi mostra sinais de colapso e o povo da Líbia mostra que a busca universal de dignidade e liberdade é muito mais forte que o punho de ferro de um ditador.

Segundo o presidente, "a forma mais segura para que termine o derramamento de sangue é simples: Muammar Gaddafi e seu regime precisam reconhecer que chegaram ao final". Obama também anunciou que seu governo reconheceu o CNT (Conselho Nacional de Transição) como a autoridade legítima que governa a Líbia.


Veja Relacionados:  Líbia,Gaddafi,UE,EUA
Líbia  Gaddafi  UE  EUA 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping