Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova delegação dos EUA chega a Taiwan em meio à crise com China

Viagem ocorre alguns dias após a visita da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, à ilha

Internacional|

Comitiva é formada por políticos democratas e republicanos
Comitiva é formada por políticos democratas e republicanos Comitiva é formada por políticos democratas e republicanos

Uma delegação de cinco congressistas dos Estados Unidos chegou neste domingo (14) a Taiwan para uma viagem a trabalho em meio à crise com a China gerada pela recente visita da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, à ilha.

O Instituto Americano em Taiwan, que representa o governo americano na ilha, anunciou em comunicado que a visita durará dois dias e incluirá reuniões com líderes taiwaneses sobre segurança regional e comércio.

A comitiva, que prevê visitar outras partes da região Indo-Pacífico além de Taiwan, é formada pelo senador democrata Ed Markey, pelos congressistas democratas John Garamendi, Alan Lowenthal e Don Beyer, e pela republicana Amata Coleman Radewagen.

"A delegação se reunirá com altos cargos de Taiwan para abordar as relações entre Estados Unidos e Taiwan, a segurança regional, o comércio, o investimento, as cadeias globais de abastecimento, a crise climática e outros assuntos relevantes de interesse mútuo", informou o Instituto Americano.

Publicidade

A visita de Pelosi em 2 de agosto exacerbou a tensão entre EUA e China, que viu o gesto como uma demonstração de apoio à independência da ilha, a qual considera território chinês, e respondeu com manobras militares com munição real e sanções contra Taiwan.

Na quarta-feira passada (10), na primeira entrevista coletiva desde a viagem, Pelosi disse que os EUA não permitirão que a China isole Taiwan e afirmou que o objetivo da visita foi reafirmar "a forte relação" entre seu país e a ilha.

A Casa Branca tenta se desvincular da visita e ressalta que se tratou de uma decisão pessoal de Pelosi, além de afirmar que continua a apoiar o paradigma de "uma só China".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.