Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo naufrágio no Mediterrâneo deixa 70 imigrantes desaparecidos

Vítimas são africanos que tentavam chegar à Europa 

Internacional|Ansa

Cerca de 60 mil imigrantes africanos já chegaram à costa italiana em 2014
Cerca de 60 mil imigrantes africanos já chegaram à costa italiana em 2014 Cerca de 60 mil imigrantes africanos já chegaram à costa italiana em 2014

Cerca de 70 imigrantes estão desaparecidos por consequência de um naufrágio no Canal da Sicília, na Itália, denunciou nesta quarta-feira (2) o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

A notícia foi confirmada por 27 sobreviventes do acidente, citados pela Acnur e pela Procuradoria de Catania, que já abriu uma investigação.

A nova denúncia vem dias após um pesqueiro ser encontrado, também no Canal da Sicília, com 45 corpos de imigrantes, mortos por asfixia ou afogamento.

As vítimas são homens, a maioria proveniente da África Central. Anteriormente, o número de mortos era 30, mas foi revisado hoje pelas autoridades italianas.

Publicidade

Igrejas da Sicília abrem suas portas para alojar imigrantes

Cerca de 30 imigrantes são encontrados mortos em barco perto da Sicília

Publicidade

Os corpos foram levados a uma sala frigorífica da cidade de Pozzallo e colocados à disposição da Defesa Civil da província de Ragusa.

Dois médicos indicados pela Procuradoria local farão a autópsia nas vítimas. Os imigrantes estavam em um barco pesqueiro que levava cerca de 600 pessoas, o dobro da capacidade normal.

Publicidade

A embarcação foi resgatada na noite de domingo (29) pela Marinha italiana. As autoridades já prenderam dois supostos responsáveis pelo barco.

Eles foram identificados como Oussman Maron, de 30 anos, e Ibrahim Conte Del Gambia, de 22, ambos do Senegal.

Cada imigrante teria desembolsado o valor de cerca de R$ 3,3 mil (US$ 1,5 mil) para chegar à Europa.

O problema da imigração é um dos mais graves enfrentados pela Itália, que há anos serve de porta de entrada para a Europa.

Diariamente, embarcações são resgatadas em ilhas e praias do sul do país, principalmente em Lampedusa. No ano passado, um naufrágio causou mais de 300 mortos e abalou toda a Itália.

Segundo estimativas, desde o início do ano, mais de 60 mil pessoas foram resgatadas no Canal da Sicília.

Nesse fluxo, o número de imigrantes socorridos deve bater o recorde de 2011, quando foram registrados 63 mil resgates.

O governo italiano, assim como o papa Francisco, faz frequentes apelos para que a comunidade europeia ajude Roma a lidar com o problema

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.