Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novos combates tensionam trégua em Nagorno-Karabakh

Retórica agressiva e troca de acusações entre líderes da Armênia e Azerbaijão também complicam negociações da trégua na região

Internacional|

Novos conflitos atrapalharam cessar-fogo
Novos conflitos atrapalharam cessar-fogo Novos conflitos atrapalharam cessar-fogo

Um cessar-fogo no território montanhoso de Nagorno-Karabakh estava sob grande pressão nesta terça-feira (20) em resultado dos novos combates intensos entre forças armênias étnicas e azeris, que travam suas batalhas mais mortíferas desde os anos 1990.

A trégua acertada no sábado teve pouco impacto no confronto iniciado no dia 27 de setembro, apesar dos temores de que provoque um conflito mais amplo envolvendo Rússia e Turquia.

Em uma entrevista, o presidente armênio, Armen Sarkissian, acusou a Turquia de desestabilizar o sul do Cáucaso com seu apoio robusto ao Azerbaijão, mas disse que não defende uma intervenção militar da Rússia, que tem um pacto de defesa com a Armênia.

"O que estou pregando não é envolver a Rússia e depois, amanhã, o Irã e uma terceira parte, e fazer da Armênia, do Azerbaijão e do Cáucaso outra Síria", disse ele à televisão France-24.

Publicidade

"O que estou dizendo é que, em vez de falar em envolver a Rússia, temos que falar sobre excluir a Turquia, que tem um papel completamente destruidor aqui."

Ancara nega as acusações de Armênia, França e Rússia, segundo as quais enviou mercenários dos conflitos na Síria e no Líbano para lutarem em Nagorno-Karabakh, que rompeu com o Azerbaijão quando a União Soviética entrou em colapso.

Milhares de pessoas foram mortas desde 27 de setembro em combates envolvendo drones, aviões de guerra, artilharia pesada, tanques e mísseis, provocando o receio de uma crise humanitária e preocupações com a segurança de oleodutos e gasodutos no Azerbaijão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.