Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

NSA encerra vigilância de ligações telefônicas até domingo nos EUA

Internacional|

Por Dustin Volz

WASHINGTON (Reuters) - A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) vai acabar com a coleta diária de milhões de registros telefônicos dos norte-americanos até domingo e substituir a prática por métodos de vigilância direcionados de forma mais estrita, anunciou o governo nesta sexta-feira.

Como exigido por lei, a NSA vai encerrar o seu amplo programa de vigilância até as 23h59 de sábado e espera ter o novo e mais restrito sistema em vigor também no mesmo período, afirmou a Casa Branca.

A transição é uma vitória há muito esperada pelos advogados que atuam com o tema da privacidade e empresas de tecnologia receosas com vigilância ampla do governo, num momento em as preocupações com segurança se intensificam depois dos ataques em Paris neste mês.

Publicidade

A mudança se dá dois anos e meio depois que o programa polêmico foi denunciado pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden. A medida, prevista em lei e aprovada seis meses atrás, representa a maior redução na capacidade para espionar dos EUA desde o drástico aumento que esses poderes tiveram depois dos atentados de setembro de 2001.

Sob o Ato da Liberdade, a NSA e as agências de segurança não podem mais coletar registros de chamadas telefônicas em massa no esforço para rastear atividades suspeitas.

Publicidade

Esses registros, os chamados "metadados", revelam para que números os norte-americanos estão ligando e que horas eles telefonam, mas não o conteúdo das conversas.

(Reportagem adicional de Mark Hosenbal)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.