Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que Merkel tem? Chanceler alemã reina no topo das mais poderosas

Angela Merkel figura na lista das mulheres influentes, as que mudam o mundo

Internacional|Andrea Miramontes, do R7

Alemanha é a 4ª maior economia do mundo, e a maior liderada por uma mulher
Alemanha é a 4ª maior economia do mundo, e a maior liderada por uma mulher Alemanha é a 4ª maior economia do mundo, e a maior liderada por uma mulher

Pela sétimo ano consecutivo, a chanceler alemã Angela Merkel lidera o ranking das 100 mulheres mais influentes do Planeta, feito pela revista Forbes. O que faz dela um mulherão? 

Estudiosos apontaram vários motivos, e todos eles estão ligados a duas palavras que Merkel domina sem hesitar: liderança e força. Com a vitória nas últimas eleições alemãs, permanece no poder há 12 anos.

Merkel ficou em primeiro lugar no ranking das mais poderosas
Merkel ficou em primeiro lugar no ranking das mais poderosas Merkel ficou em primeiro lugar no ranking das mais poderosas

"Apesar das críticas internas, foi reeleita e domina assuntos polêmicos. Ela é a favor da entrada de refugiados no país, fez da Alemanha um dos países mais sustentáveis, inclusive na questão energética, mantém a economia da Alemanha estável apesar da crise na Europa, e hoje consegue um dos menores índices de desemprego do mundo", aponta Denilde Holzhacker, professora de relações internacionais da ESPM.

Atualmente, a taxa de desemprego da Alemanha é de 3,7 %, de acordo com informações da União Européia. Representa quase um terço do número na França (9,5%) e é quatro vezes menor do que a do Brasil, 12,6%, levantada no último trimestre pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Publicidade

Para o professor Sidney Leite, especialista em Relações Internacionais e Pró-reitor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Angela Merkel deve seu sucesso como líder à habilidade de negociação, "fato raro entre os governantes das principais potências internacionais".

"Ela coloca em prática, com êxito, o princípio do ganha-ganha. Posso ganhar uma negociação, sem que o outro lado seja derrotado. Demonstrou isso durante a crise grega, e os resultados são irrefutáveis", completa. 

Publicidade

Elas mudam o mundo

Na divulgação do ranking, a Forbes lembra que a Alemanha é a quarta maior economia do mundo, e a maior liderada por uma mulher. Menos de 10% dos países da ONU têm líderes mulheres, e o topo da lista está preenchido por poderosas capazes de tomar decisões que afetam o curso da história. 

"Ela coloca em prática o ganha-ganha%3A posso ganhar uma negociação%2C sem que o outro lado seja derrotado"

(Sidney Leite, pró-reitor do Centro Universitário Belas Artes de SP)

Mas Merkel não se limita ao sucesso alemão e se projeta nas questões globais. Como relembra a professora Holzhacker, a líder foi peça-chave no sucesso do acordo do clima, em 2015. A Conferência de Paris, criada para reduzir os danos do aquecimento global, foi defendida com unhas e dentes por ela e por Obama. Agora, Trump retirou os EUA do tratado.

Publicidade

"Teve liderança e força de convencimento no acordo, quando alguns países não queriam fazer parte, como a China. Mantém papel importante na União Européia, pró-integração, e quer ajudar, inclusive, os países do Leste europeu. Também se posicionou contra o Brexit", avalia Holzhacker.

Diante do Brexit, ela demonstrou a firmeza para defender o bloco, como reforça Sidney Leite. "Simultaneamente, não ocupou a posição belicosa de outros líderes europeus. Ele sabe que os adversários não devem ser acuados, mas sempre devem ter uma janela aberta para negociar. Sua liderança inibiu a emergência de movimentos parecidos"

Sidney reforça ainda que Merkel consegue sempre uma posição moderada em situações que levariam à instabilidade. "Ela tem o equilíbrio como parâmetro de retórica e de ação e, ao contrário de líderes, como Donald Trump, a realidade para Angela Merkel não um problema, mas a solução", finaliza.

Abaixo, veja as mulheres que estão no ranking das mais influentes:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.