Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama chega à Coreia do Sul em meio a tensão nuclear

A visita do presidente americano ocorre em um momento de dor após naufrágio

Internacional|

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta sexta-feira à Coreia do Sul, segunda etapa de seu giro pela Ásia, em meio a um ambiente tenso pela possibilidade de mais um teste nuclear na vizinha Coreia do Norte.

Obama, que estava em Tóquio, viajou no Air Force One, que pousou no aeroporto de Osan, nos arredores de Seul, no momento em que os sul-coreanos e um instituto americano advertem para a possibilidade de um quarto teste nuclear na Coreia do Norte.

Segundo o instituto americano-sul-coreano da Universidade Johns Hopkins, imagens obtidas por satélites há dois dias mostram um aumento das atividades no sítio de Punggye-ri, onde Pyongyang realiza seus testes nucleares, e estariam vinculadas "provavelmente à preparação de uma nova detonação atômica".

Nesta semana, Seul detectou no mesmo sítio sinais de preparação para um teste nuclear, que poderia ser realizado durante a visita de 48 horas de Obama.

Publicidade

A visita do presidente americano ocorre em um momento de dor para a Coreia do Sul, após o naufrágio de um ferry que deixou 171 mortos e 131 desaparecidos, a maioria estudantes do ensino médio.

Em Seul, Obama também tentará reativar as relações bilaterais entre japoneses e sul-coreanos, abaladas por um diferendo territorial marítimo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.