Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama e Merkel falam pela 1ª vez desde expulsão de chefe da CIA em Berlim

Relações entre EUA e Alemanha estão estremecidas desde as denúncias de espionagem

Internacional|

Para Merkel, espionagem americana em seu país é "muito grave"
Para Merkel, espionagem americana em seu país é "muito grave" Para Merkel, espionagem americana em seu país é "muito grave"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou nesta terça-feira (15) por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre a cooperação bilateral, em sua primeira conversa desde a expulsão na semana passada do chefe da CIA (agência de inteligência) em Berlim.

"O presidente falou hoje com a chanceler alemã Merkel sobre Ucrânia, Irã e a cooperação entre EUA e Alemanha", informou em sua conta no Twitter o assessor adjunto para segurança nacional da Casa Branca, Ben Rhodes.

Alemanha pede que chefe de unidade da CIA em Berlim deixe o país

Merkel diz que suspeita de espionagem dos EUA é grave

Publicidade

EUA têm mais de 12 espiões em ministérios alemães, diz jornal

Pouco depois, o porta-voz da residência oficial americana, Josh Earnest, indicava em comunicado que Obama e Merkel "trocaram pontos de vista" sobre a cooperação em matéria de inteligência.

Publicidade

"O presidente disse que manteria uma estreita comunicação sobre formas de melhorar a cooperação daqui pra frente", afirmou Earnest.

Além disso, os dois líderes concordaram que a Rússia "deve tomar medidas de forma imediata para reduzir a tensão no leste da Ucrânia".

Publicidade

Merkel e Obama consideram que Moscou deve respaldar uma cessação bilateral das hostilidades, um roteiro para o diálogo sob o auspício da Organização para a Cooperação e Segurança Europeia (OSCE) e o estabelecimento de um mecanismo de supervisão da fronteira entre Rússia e Ucrânia por parte da OSCE.

Os líderes falaram também sobre as negociações em andamento sobre o programa nuclear iraniano entre Irã e o grupo 5+1 (EUA, China, Rússia, França, o Reino Unido e Alemanha) e o progresso alcançado durante as conversas.

"Estiveram de acordo em que é imperativo que o Irã adote as medidas necessárias para assegurar à comunidade internacional que seu programa nuclear tem fins exclusivamente pacíficos", disse Earnest.

As relações entre Washington e Berlim atravessam momentos complicados depois que a procuradoria alemã prendeu neste mês um espião alemão acusado de atuar como agente duplo para Washington.

Além disso, a procuradoria federal anunciou na semana passada que estava investigando uma pessoa que trabalha no Ministério da Defesa alemão perante a possibilidade que tenha vazado informação aos serviços secretos dos EUA.

Os reiterados casos de espionagem levaram à Alemanha a pedir ao chefe da CIA na embaixada dos EUA em Berlim que deixasse o país.

A Casa Branca evitou comentar sobre esses dois casos por estarem relacionados com atividades de inteligência.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.