Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama ganha em oito dos nove Estados indecisos, mas com vantagem minúscula

Vencer em cidades grandes foi fundamental para vitória do democrata

Internacional|Diego Junqueira, do R7

Ohio, Flórida e Virginia: republicanos (cor vermelha) venceram na maior parte dos condados mas perderam cidades grandes para democratas (azul), que faturaram os três Estados
Ohio, Flórida e Virginia: republicanos (cor vermelha) venceram na maior parte dos condados mas perderam cidades grandes para democratas (azul), que faturaram os três Estados Ohio, Flórida e Virginia: republicanos (cor vermelha) venceram na maior parte dos condados mas perderam cidades grandes para democratas (azul), que faturaram os três Estados

A apuração dos votos na eleição presidencial norte-americana começou na noite de terça-feira (6) com uma pergunta: Quem vai levar os nove Estados indecisos, fiéis da balança para chegar à Casa Branca? O democrata Barack Obama conseguiu vencer em oito deles, mas com vantagem super-reduzida e graças ao apoio das cidades grandes.

Juntos , esses nove Estados representam 110 delegados no colégio eleitoral, quantidade que faria qualquer um dos dois candidatos presidente do país — isso porque, antes das eleições, pesquisas mostravam que Obama precisava de 69 delegados para ser eleito, enquanto o republicano Mitt Romney necessitava de 79.

Ao final da apuração, os resultados mostraram que Obama sagrou-se o grande vencedor, faturando oito dos nove Estados indecisos e, com isso, conquistando mais um governo de quatro anos à frente da nação.

Veja o que os líderes mundiais disseram

Publicidade

Vitória de Obama repercute na imprensa

Eleição é o evento mais tuitado da história

Publicidade

A vitória de Obama pode até parecer esmagadora, já que o atual presidente levou 95 dos 110 votos do colégio eleitoral. Mas o número de votos nas urnas mostra que a vantagem foi bem pequena, quase inexistente.

Na Flórida, o maior dos Estados indecisos, Obama venceu com 4,129 milhões de votos (49,8%). Num universo de 8,2 milhões de votos, Romney perdeu por apenas 46 mil votos, já que teve a preferência de 4,83 milhões dos eleitores (49,3%).

Publicidade

O mapa de resultados do Estado (publicado acima) mostra também que o republicano venceu na maior parte da Flórida, mas não levou a eleição por ter uma fraca atuação nas cidades grandes, como Orlando, Tampa e Miami. Com uma diferença tão apertada, a Flórida, que oferece 29 votos para o colégio eleitoral, é o único Estado que ainda não confirmou os resultados.

Em Ohio, Estado disputado a tapa nos últimos dias por representar 18 votos no colégio eleitoral, a história se repetiu. Obama venceu por apenas 100 mil votos: 2,67 milhões de votos contra 2,57 milhões.

Mais uma vez, o mapa do Estado ficou manchado de vermelho, cor típica dos republicanos, indicando a vitória do Partido nos distritos eleitorais de Ohio. Nas grandes cidades, no entanto, como Cleveland e Columbus, a vitória foi democrata.

Em Virginia (13 votos eleitorais) e no Colorado (9), outros dois Estados indecisos conquistados por Obama, a diferença também foi de apenas 100 mil votos. E na minúscula New Hampshire (4), apenas 40 mil votos definiram a eleição para os democratas.

Os republicanos venceram em apenas um Estado indeciso, Carolina do Norte (15), com 2,27 milhões de votos, contra 2,17 milhões para Obama.

Quando os resultados finais forem anunciados, Obama terá vencido a eleição com 332 votos no colégio eleitoral, contra 206 para Romney.

Diferença grande no colégio eleitoral, mas não no voto popular. O atual presidente foi reeleito com 50,3% do eleitorado, ou 59,9 milhões de votos. Já Romney ficou logo atrás, com 48,1%, ou 57,2 milhões de votos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.