Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONGs acusam Tailândia de violar pactos internacionais contra tortura

Após golpe de Estado, Constituição foi abolida e população ficou sem proteção contra abusos

Internacional|

ONGs internacionais acusaram nesta segunda-feira (13) a justiça tailandesa de não cumprir com os acordos internacionais em respeito à reparação e compensação em casos de tortura, informou um comunicado.

A Human Rights Watch (HRW) e a Comissão Internacional de Juristas (ICJ) citam o caso de Hassan Useng, cujas denúncias de tortura foram rejeitadas pela Justiça de Pattani, na terça-feira passada, já que se amparam no artigo 32 da Constituição de 2007, atualmente revogada.

Após o golpe de estado liderado pelo atual primeiro-ministro, Prayuth Chan-ocha, em 22 de maio, a Constituição de 2007 foi abolida e substituída por uma Carta Magna interina, embora a Tailândia seja membro da convenção internacional contra a tortura.

Pai de bebê com Down abandonado na Tailândia tem 22 condenações por abuso

Publicidade

Médico de “fábrica de bebês” na Tailândia irá se entregar, diz polícia

"O efeito da sentença do tribunal contradiz descaradamente as obrigações legais internacionais da Tailândia (...) frente a torturas e outros abusos sempre e em qualquer lugar, inclusive sob a lei marcial", alertou o diretor legal da ICJ, Ian Seiderman.

Publicidade

Para Brad Adams, diretor da HRW na Ásia, a resolução cria um precedente para que não se apliquem os direitos humanos internacionais e sugere que os tailandeses "não tenham proteção legal frente à tortura".

O Centro de Defesa Muçulmano, grupo que ajuda legalmente pessoas desprotegidas nas províncias do sul da Tailândia, afirma que apelará da sentença.

Publicidade

Após o golpe, a junta militar eliminou qualquer esforço de desacordo mediante detenções temporárias, a proibição de reuniões de mais de cinco pessoas e o aumento da censura.

Ao contrário do resto do país, a aplicação da lei militar e o estado de exceção se intensificam nas províncias do sul, Pattani, Yala e Narathiwat, quando o movimento separatista presente na região reforçou sua atividade.

Até o momento, cerca de seis mil pessoas morreram nas províncias, a maioria muçulmana e de etnia malaia, apesar do desdobramento de aproximadamente 40 mil integrantes das forças de segurança.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Patani, imposto na Tailândia há um século.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.