Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU adota resolução para combater abuso sexual por integrantes de forças de paz

Entidade relatou na semana passada 99 acusações de exploração e abuso sexual em 2015

Internacional|

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas apoiou nesta sexta-feira as recomendações do secretário-geral Ban Ki-moon para repatriar as unidades de forças de paz onde haja razões para suspeitar que o seu pessoal tenha participado de abuso e exploração sexuais.

As Nações Unidas na semana passada relataram 99 acusações de que integrantes de forças de paz haviam participado de exploração e abuso sexuais em 2015. Os dados mostram um aumento em relação às 80 acusações de 2014 em todo o sistema de manutenção de paz da ONU. A maioria dos casos em 2015 – o equivalente a 69 – envolveu pessoal de dez missões de paz.

O conselho de 15 países adotou a resolução proposta pelos Estados Unidos em apoio às recomendações de Ban e também disse que, se um país não investigar as acusações, não responsabilizar os agressores ou não informar a secretaria-geral sobre as ações, as suas tropas deveriam ser repatriadas.

ONU denuncia: militares do Sudão do Sul são autorizados a violentar mulheres

Publicidade

Houve 14 votos a favor da resolução. Ninguém votou contra, mas o Egito se absteve.

A resolução expressa “preocupação profunda com as acusações sérias e contínuas e não declaradas de exploração e abuso sexuais por tropas de paz das Nações Unidas e por forças que não são das Nações Unidas, incluindo pessoal militar, civil e policial”.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.