Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU alerta Turquia a não chamar área neutra de “zona segura”

Internacional|

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O responsável humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU), Stephen O'Brien, alertou a Turquia nesta terça-feira para que não chame o que a entidade planeja ser uma área neutra de “zona segura”, no norte da Síria, a menos que haja uma garantia de proteção aos civis, que provavelmente acorrerão à área em busca de ajuda.

Mais cedo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que uma “zona segura” abriria caminho para a volta dos 1,7 milhão de refugiados sírios atualmente abrigados na Turquia depois de fugirem da guerra civil de mais de quatro anos em seu país.

“O que não se deve fazer é chamar algo de zona segura, as pessoas fogem para ela, mas ela não tem proteção suficiente”, disse O'Brien, subsecretário de Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda Emergencial da ONU, aos repórteres depois de informar o Conselho de Segurança da organização sobre a situação humanitária na Síria.

Publicidade

“Como nosso objetivo primário é a proteção de civis, precisamos fazer com que a proteção esteja à disposição, e esse nem sempre é o papel dos agentes humanitários, ele precisa ser estabelecido por outros”, afirmou.

A Turquia e os Estados Unidos estão elaborando planos para fornecer cobertura aérea para os rebeldes sírios e expulsar militantes do Estado Islâmico de uma faixa de território ao longo da fronteira turca, mas autoridades dos EUA disseram que a meta não é criar uma “zona segura” para civis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.