Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU aponta mais 2 milhões de pessoas deslocadas à força em 2021

Situação piorou devido à pandemia da Covid-19 e às consequências das mudanças climáticas

Internacional|Do R7

Filippo Grandi, do alto-comissariado da ONU para os refugiados, discursa em Bruxelas
Filippo Grandi, do alto-comissariado da ONU para os refugiados, discursa em Bruxelas Filippo Grandi, do alto-comissariado da ONU para os refugiados, discursa em Bruxelas

O número de pessoas em fuga de guerras, conflitos e perseguições aumentou em 2 milhões em todo o mundo no primeiro semestre de 2021 e chegou a 84 milhões, anunciou a ONU em relatório divulgado nesta quinta-feira (11).

“A comunidade internacional é incapaz de prevenir a violência, a perseguição e ataques contra os direitos humanos que expulsam essas pessoas de sua casa”, disse o alto-comissário da ONU para os refugiados, Filippo Grandi, no comunicado.

Entre os 84 milhões, há refugiados, requerentes de asilo e deslocados dentro de seu próprio país. A situação piorou devido à pandemia da Covid-19 e às consequências das mudanças climáticas, que já estão sendo sentidas.

No fim de junho deste ano, 26,5 milhões de pessoas eram consideradas refugiadas. Entre elas, 6,6 milhões são sírias, 5,7 milhões palestinas e 2,7 milhões afegãs, segundo o documento.

Continua após a publicidade

A essas pessoas se somam 3,9 milhões de venezuelanos que deixaram seu país, embora não sejam oficialmente considerados refugiados, e 4,4 milhões que solicitaram asilo em todo o mundo.

Entre janeiro e junho deste ano, mais de 4,3 milhões de pessoas tiveram que se deslocar dentro do próprio país, número que representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o relatório.

Continua após a publicidade

A violência na República Democrática do Congo (RDC) e na Etiópia forçou mais de 1 milhão de pessoas a deixar sua casa e se mudar para outros lugares do país. Conflitos e violência também causaram o deslocamento interno de milhares de pessoas em Mianmar, Afeganistão, Moçambique e Sudão do Sul.

Leia também

Ao mesmo tempo, 1 milhão de deslocados internos puderam retornar à sua casa no primeiro semestre de 2021. O número total de deslocados internos fechou em 51 milhões no fim do semestre, em comparação com 48 milhões registrados seis meses antes.

A maioria das pessoas que precisam fugir de casa encontra refúgio em áreas mais pobres. “São as comunidades e os países com menos recursos que carregam o pesado fardo de fornecer proteção e assistência a essas pessoas deslocadas”, lamentou Grandi.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.