Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU chega a Zaporizhzhia para inspecionar usina nuclear

Instalação está sob controle russo desde março, e nas últimas semanas tem sido alvo de ataques sem reivindicação de autoria

Internacional|

Comboio das Nações Unidas se dirige à usina nuclear de Zaporizhzhia
Comboio das Nações Unidas se dirige à usina nuclear de Zaporizhzhia Comboio das Nações Unidas se dirige à usina nuclear de Zaporizhzhia

Uma equipe de especialistas da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) chegou nesta quarta-feira (31) à cidade ucraniana de Zaporizhzhia, de onde irão para a usina nuclear de mesmo nome, ocupada pela Rússia desde março.

Os especialistas vão realizar uma inspeção destinada a evitar uma catástrofe na usina, que está sendo atacada há semanas — as partes em conflito se acusam de ter interesse em provocar uma tragédia no local.

"Minha missão é uma missão técnica para evitar um acidente nuclear e preservar a maior usina de energia nuclear da Europa. É nisso que estamos nos concentrando", disse a jornalistas Rafael Grossi, chefe da AIEA.

"A missão vai durar alguns dias, e se formos capazes de estabelecer uma presença permanente, ou melhor, contínua, então ela será estendida", declarou ele, já na Ucrânia, de acordo com um vídeo distribuído pela AIEA.

Publicidade

A equipe de 14 especialistas, liderada pelo diplomata argentino, irá à usina ocupada pela Rússia desde os primeiros dias de invasão à Ucrânia. Perguntado se uma desmilitarização precoce da central nuclear é possível, Grossi afirmou que se trata de uma decisão política dos países em guerra, especialmente da Rússia.

O diretor-geral destacou que um dos objetivos da visita será conversar com os funcionários ucranianos que trabalham na usina e que, segundo a AIEA, estão sob enorme estresse físico e mental.

A usina foi recentemente bombardeada, o que danificou algumas das instalações, e a AIEA vem alertando há meses sobre o risco de um desastre nuclear.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.