Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU comprova morte de ao menos 516 civis na guerra na Ucrânia

Segundo as Nações Unidas, 908 cidadãos ficaram feridos desde o início da invasão; organização diz que números podem ser maiores

Internacional|

ONU afirma que a maior parte das mortes foi causada por ataques com armas explosivas
ONU afirma que a maior parte das mortes foi causada por ataques com armas explosivas ONU afirma que a maior parte das mortes foi causada por ataques com armas explosivas

Ao menos 516 civis foram mortos (incluindo 37 crianças) e outros 908 feridos desde o início da guerra na Ucrânia, confirmou nesta quarta-feira (9) o Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que ressaltou que os números reais podem ser muito mais altos.

A agência liderada pela alta-comissária Michelle Bachelet disse que continua a verificar relatos de baixas em vários ataques, incluindo relatos de que centenas de civis podem ter sido mortos nas cidades ucranianas de Volnovaja, Mariupol e Izium.

A maioria das baixas foi causada por ataques com armas explosivas, incluindo bombardeios com artilharia pesada e sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, disse o escritório em um comunicado.

Das mortes, 111 foram confirmadas nas regiões de Donetsk e Lugansk, enquanto as outras 405 foram relatadas em outras áreas do país controladas pelo governo ucraniano, incluindo a capital, Kiev, e as cidades de Odessa, Kherson, Kharkiv, Zaporizhzhia, Sumy e Mikolaiv.

Publicidade

Os ataques militares indiscriminados a alvos civis como edifícios residenciais, escolas e unidades de saúde são considerados crimes de guerra sob o direito internacional.

Na semana passada, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução para criar uma comissão de inquérito sobre possíveis violações do direito internacional cometidas pela Rússia em sua agressão contra a Ucrânia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.