Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Opositor russo quer de volta roupas usadas quando foi envenenado

Alexei Navalny cobra de autoridades da Rússia peças que vestia em 20 de agosto; segundo ele, são as 'provas mais importantes' do suposto crime

Internacional|Da Ansa

Navalny se recupera em um hospital de Berlim
Navalny se recupera em um hospital de Berlim Navalny se recupera em um hospital de Berlim

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, voltou a usar suas redes sociais nesta segunda-feira (21) para pedir que as autoridades russas devolvam as roupas que ele usava no dia que foi internado, em 20 de agosto. Para o opositor, que está na Alemanha desde 23 de agosto, as peças são as "provas mais importantes" de que ele foi envenenado.

"Considerando que no meu corpo foram encontrados traços de novichock [...], as minhas roupas são provas importantes. Exijo que as minhas roupas sejam cuidadosamente embaladas em um saco plástico e sejam devolvidas para mim. E depois, vocês podem continuar a discutir nos programas de TV se eu tive um ataque de diabetes e que, muito provavelmente, foi tudo organizado pela equipe da FBK [Fundo Anticorrupção liderado por ele]", ironizou Navalny em seu blog.

Enquanto os alemães afirmam ter encontrado traços da substância química do grupo novichock no exame de sangue do opositor — em testes que foram confirmados por laboratórios independentes da Suécia e da França —, a Rússia continua dizendo que não houve envenenamento.

A pressão europeia vem aumentando e, segundo a agência local TASS, mais de 200 pessoas foram ouvidas em uma espécie de investigação preliminar. Oficialmente, Moscou afirma que não reconhece o envenenamento e que, por isso, não há necessidade de abertura de um inquérito formal.

Publicidade

Supremo dissolve sigla homônima

A Suprema Corte da Rússia dissolveu definitivamente a sigla homônima ao partido que Navalny, "Rússia do Futuro", e seus aliados estão tentando criar.

Após a mídia local anunciar que era a sigla opositora a ser desmantelada, a porta-voz do opositor esclareceu o caso e disse que a Justiça dissolveu o grupo formado por outras pessoas.

"Esse partido não era um partido, mas uma junção de ladrões que roubaram o nosso nome", escreveu Kira Yarmush em seu Twitter.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.